Guia da Semana
Arte
Por Nathália Tourais

O processo

Obra de Franz Kafka volta aos palcos em maio em montagem da Cia Carne Agonizante.

Divulgação

Este evento terminou

O processo

Data 26 Mai 2016-25 Jun 2016
De 26 de maio a 26 de junho de 2016

Preço(s) Grátis

Horário(s) Quinta a sábado às 21h; domingo às 19h

Sobreloja
Rua Sousa Lima, 300, Oeste 01153-020

Com concepção, coreografia e direção de Sandro Borelli, a Cia Carne Agonizante volta em cartaz com o espetáculo O Processo, de Franz Kafka dia 26 de maio no Kasulo Espaço de Arte e Cultura.

Em 2003, o espetáculo O Processo foi criado e fez temporada sem nenhum tripo de apoio ou recurso financeiro obtido por instituições públicas ou privadas, valendo-se apenas de bilheteria. Com o conceito de produzir espetáculos que provoquem a reflexão na plateia e não deixá-la apenas na superfície do entretenimento banal, utilizando-se para isso elementos angustiantes de obras literárias, é que a Cia Carne Agonizante resolveu montar O Processo novamente, depois de treze anos da estreia.

A reestreia deste espetáculo integra as atividades do projeto Carne Agonizante, contemplado pela XVII edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Sinopse

Joseph K. na manhã do seu 30º aniversário é despertado e, em vez do café da manhã, recebe uma ordem de prisão sem qualquer explicação lógica. Começa aí uma espécie de pesadelo burocrático que o levará à ruina psicológica, moral e física.

A justiça o fará passar por audiências, cartórios, salas de espancamento e tribunais, sem que ele nunca saiba de que crime é acusado. Como típico anti-herói kafkiano, ele se resigna e nunca tenta escapar das garras da justiça, ao contrário, acata o estranho rito processual, esperando pelos acontecimentos futuros e pelos próximos trâmites do processo.

No entanto, em nenhum momento são apresentados a ele os autos acusatórios, ficando, assim, impedido de saber o crime que teria cometido. Joseph K. permanecerá titubeante, numa busca por respostas que não virão, e que o levará em direção ao completo auto aniquilamento.

A coreografia se vale dos elementos angustiantes da obra literária para reforçar uma ambientação insólita e sinistra, tão essenciais ao universo kafkiano. E é a culpa acusatória que Josef K. carrega em suas costas que se faz presente no espetáculo de dança O Processo.


Por Nathália Tourais

Mapa do local

Explore ao redor

Deep Bar 611

Bares (antigo)

Copo D'Água Produções Gastronômicas

Restaurantes

Lins Sushi

Restaurantes

Chez Victor Brasserie

Restaurantes

Casa Belfiore

Bares (antigo)

Feijoada da Bia

Restaurantes

Notícias recomendadas

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte