Este evento terminou
Até 23 de maio, o MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia) exibe a exposição gratuita "Amilcar de Castro: na dobra do mundo" , uma homenagem ao centenário do multifacetado artista, que integra o rol dos maiores expoentes brasileiros na arte e cultura, acumulando títulos como o prêmio da Fundação Guggenheim e Prêmio Nacional da Funarte.
Ao todos são 120 obras do artista plástico neoconcretista e designer gráfico que podem ser apreciadas nas instalações internas e externas do MuBE. A mostra pode ser visitada de quinta a domingo, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio.
Dentre a seleção de trabalhos de Amilcar, há obras inéditas que serão apresentadas pela primeira vez ao público, como a escultura horizontal, composta por duas partes, da década de 1990, disposta debaixo da marquise do MuBE, e a alta e esbelta escultura, sem título, também da década de 1990, instalada na grama do jardim do museu.
Foto: Marcus Vinicius de Arruda Camargo (via assessoria - Agora Comunica)
Outro destaque é a participação da escultura, sem título, de 1999, com gigantescas dimensões (18 metros de altura e mais de 20 toneladas), pertencente à Universidade de Uberaba (MG), que pela primeira vez percorre mais de 480km para ocupar novo lar temporário no MuBE a partir de março de 2021.
A mostra é realizada em parceria com o Instituto Amilcar de Castro e conta com a curadoria de Guilherme Wisnik (professor da FAU-USP, crítico de arte e curador), Rodrigo de Castro (filho do artista e diretor do Instituto Amilcar de Castro) e Galciani Neves (curadora-chefe do MuBE).
Outro ineditismo da exposição é a interação entre o trabalho de Paulo Mendes da Rocha (arquiteto responsável pela concepção do MuBE) e Amilcar de Castro. "O contraste entre a horizontalidade do prédio e a verticalidade das esculturas de aço corten de Castro resultam em uma fricção única entre arte, arquitetura e história", destaca Guilherme Wisnik, especialista em arquitetura, urbanismo e artes visuais.
Foto: Marcus Vinicius de Arruda Camargo (via assessoria - Agora Comunica)
As obras estão expostas no pátio do MuBE, ao ar livre, e chamam a atenção de quem passa despretensiosamente na rua pelo lado de fora, mas também atraem quem busca por uma programação cultural ao ar livre.
Uma das atrações dentro da exposição é o capítulo matéria-linha, uma seleção de trabalhos contemporâneos de artistas brasileiros diversos, que dialogam com as obras do Amilcar. Carmela Gross, Lia Chaia, max willà morais, Moisés Patrício, Rubiane Maia e Carla Borba, Tomie Ohtake e Wlademir Dias-Pino fazem parte dessa seleção.
Mapa do local
Amilcar de Castro: na dobra do mundo
Preço Grátis
Data 11 Fev 2021-23 Mai 2021
Preço(s) gratuito (apenas mediante agendamento prévio pelo [email protected] ou 11 2594-2601)
Horário(s) de quinta a domingo, das 10h às 16h
Rua Alemanha 221, Jardim Europa ,