Este evento terminou
Entre os dias 5 de outubro e 25 de novembro, a exposição "Mãe Preta" fica em cartaz na Funarte, em São Paulo. As conhecidas imagens das amas-de-leite negras, registradas de meados do século XIX ao início do século XX, são o ponto de partida da pesquisa das artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa para a realização da exposição "Mãe Preta", que recebeu o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais de 2016.
O trabalho, em constante progressão, busca traçar elos e ressonâncias entre as condições da maternidade e da escravidão, por meio de releituras de imagens e arquivos do período. A pesquisa também investiga o desaparecimento da história escravocrata na malha urbana das cidades brasileiras e as vozes de mulheres e mães negras na contemporaneidade. O intuito da mostra é discutir a memória da escravidão e o legado da mulher negra na formação da sociedade brasileira a partir da história visual do país.
Um dos pontos altos da exposição é a videoinstalação Modos de Fala e Escuta, que reúne o depoimento de sete mães negras sobre maternidade, racismo, memória, ancestralidade, violência e lutas cotidianas. Nesse sentido, outro destaque da mostra é a obra Mural das Heroínas, com 20 retratos de líderes negras, como Luísa Mahin, Tereza de Benguela e Nzinga de Angola às feministas Lélia Gonzalez e Beatriz do Nascimento, além de figuras políticas como Laudelina de Campos e Marielle Franco, entre outras, que simbolizam as conquistas sociais, a luta, a resistência, a voz e o lugar histórico da mulher negra no Brasil.
A exposição conta, ainda, com a minibiblioteca "Mãe Preta", que reúne publicações de autoras negras contemporâneas e uma seção voltada para a literatura infantojuvenil, com títulos sobre protagonismo negro que podem ser consultados pelo público.
Dividida em oito séries, "Mãe Preta" apresenta instalações, colagens e intervenções em gravuras e fotografias, que, reunidas, propõem uma reinvenção poética da iconografia relacionada às mães pretas dentro de uma linguagem contemporânea.
Mãe Preta
Preço Grátis
Data 05 Out 2018-25 Nov 2018
Horário(s) De segundas a sextas, das 11h às 19h | sábados e domingos, das 11h às 21h
Por Amanda Matos