Guia da Semana

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul foi inaugurada em 25 de abril de 1968. A escola de artes é fruto de um projeto do então prefeito da cidade, Walter Braido, com Milton Andrade, que ocupou o cargo de diretor geral do local por 14 anos. A intenção era criar um centro que promovesse a formação de artistas na área de música, dança, teatro e artes visuais de acordo com o lema da gestão: "São Caetano do Sul, onde a escola não é problema".

Gradativamente, a FASCS, como é conhecida, ganhou admiradores na região do ABC e se tornou referência no ensino artístico. Na década de 1980, a instituição passou por uma crise financeira ao mesmo tempo que enfrentou baixa procura por suas atividades. Na tentativa de revitalizar a escola, em 1985, foram lançados os cursos profissionalizantes no local.

Estudar na Fundação das Artes não é gratuito, existe uma contribuição por parte do aluno, mas os preços costumam ser inferiores aos de escolas semelhantes e a fundação é conhecida pela excelência de seus professores, equipe e ensino. Para ingressar, não é preciso ser morador da cidade - mas somente moradores podem concorrer às bolsas de estudo. A instituição aceita inscrições para os testes classificatórios no meio e no final do ano.

A FASCS ainda é reponsável pela gestão de três teatros municipais:Teatro Timochenco Wehbi, Teatro Municipal Santos Dumont e oTeatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, além de apresentar espetáculos de seus alunos.

Mapa do local

Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Endereço
Rua Visconde de Inhaúma, 730, Grande São Paulo 09571-010

Telefone (11) 4238-3030

Site do estabelecimento

Atualizado em 24 Mai 2012.