Guia da Semana

Guia da Semana

Há seis anos, as oficinas de cerâmica do Ateliê Alessandra Dantas fazem sucesso entre os jovens. O curso foi inicialmente formado para crianças e adultos, mas os alunos cresceram e as turmas agora são de adolescentes e adultos.

Treinando técnicas manuais ou de torno, os jovens desenvolvem a sensibilidade e o tato por meio da manipulação da argila. A autonomia e a independência são favorecidas pelo processo de criação livre, que produz desde utensílios domésticos como bandejas e saboneteiras até objetos de decoração como luminárias, porta-jóias e esculturas.

Os alunos são responsáveis pela modelagem, queima no forno, acabamento e pintura das peças, que podem levar meses para ficar prontas. Qualquer rachadura pode pôr a perder o trabalho, por isso a concentração e a ansiedade também são trabalhadas com a prática.

Segundo a ceramista e proprietária Alessandra Dantas, a cerâmica é uma arte de aprimoramento, por isso o curso não tem prazo de duração. Em dezembro, o ateliê saiu da Vila Madalena e mudou-se para Pinheiros, o que não afastou alunos que estão no curso desde a inauguração. As aulas duram uma hora e meia, semanalmente. Maiores de 16 anos podem entrar na turma de adultos se preferirem, e passam a ter três horas de aula.

Mapa do local

Ateliê Alessandra Dantas

Endereço
Rua João Elias Saada, 56, 05427-050

Telefone (11) 3815-0935

Site do estabelecimento

Atualizado em 31 Jul 2012.