Guia da Semana

Guia da Semana

Parque Ambiental desde 1962, a Ilha do Cardoso, situada no município de Cananéia (300 km de São Paulo), na divisa com o Paraná, é detentora de variada fauna e flora da Mata Atlântica. A preservação da praia tem grande influência nisso. Desde a criação do parque, novas construções foram proibidas no local. Além disso, a coleta de lixo é selecionada. Os compostos orgânicos são enterrados enquanto o inorgânico é levado para Cananéia.

O acesso à ilha também é limitado. A medida pretende fazer com que não haja superlotação e, conseqüentemente, poluição. Ao todo, a ilha possui 18 casas e pousadas que oferecem quartos simples, embora disponham de água encanada e gerador de energia elétrica. Animais de estimação são proibidos.

Maruja e Laje são as duas principais praias. Visitar a Cachoeira Grande é uma boa pedida. Assim como percorrer uma das várias trilhas existentes no parque, que tem 15 mil hectares, e encontrar pelo caminho animais como jacarés do papo amarelo, lontras, macacos, veados e, claro borrachudos e pernilongos.

A chegada à ilha é feita por barco, partindo de Cananéia. Durante a viagem, que dura três horas, pode-se curtir a apresentação de golfinhos. Para se distrair por lá, cair no forró é uma alternativa.

Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Foto: Tom Cury

Mapa do local

Ilha do Cardoso

Endereço
A 300 Km de São Paulo.,, 04301-905

Atualizado em 13 Mai 2012.