Guia da Semana

Guia da Semana

Criado em 1980 com o objetivo de salvar e proteger espécies de tartarugas marinhas existentes no litoral brasileiro, o Projeto Tamar está presente em cerca de 1.100km de praias, em mais de 20 bases mantidas em áreas de alimentação, desova e crescimento desses animais em nove estados brasileiros.

Em Ubatuba, a base existe desde 1991. Lá funciona um Centro de Reabilitação, onde são tratadas tartarugas atropeladas por embarcações e com problemas no aparelho respiratório, já que acabam ingerindo sacos plásticos, embalagens, linhas de pesca e outros objetos que são jogados no mar.

Visitantes são bem-vindos na base e podem se informar melhor o trabalho que é realizado no local, aproveitando para conhecer as cinco espécies de tartarugas da costa brasileira: Cabeçuda (Caretta caretta), Verde (Chelonia mydas), de Pente (Eretmochelys imbricata), Oliva (Lepidochelys olivacea) e de Couro (Dermochelys coriacea).

Foto: Divulgação

Mapa do local

Projeto Tamar - Ubatuba

Horário(s) Durante férias escolares (dezembro a março e julho): diariamente, das 10 às 20h. Durante o período letivo: domingo, segunda, terça e quinta, das 10 às 18h. Feriados, sexta e sábado, das 10h às 20h. Quartas: fechado para manutenção.

Endereço
Rua Antonio Athanasio da Silva, 273, 04939-070

Telefone (12) 3832-6202

Site do estabelecimento

Atualizado em 14 Abr 2012.