Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Refúgio Ecológico Caiman

Refúgio Ecológico Caiman

Endereço
,, 00000-000

Telefone (11) 3706-1800

Site do estabelecimento

Até 31 de janeiro, o Refúgio Ecológico Caiman - empreendimento de ecoturismo localizado no Pantanal sul-mato-grossense - oferece diárias gratuitas para crianças com até 12 anos, hospedadas no mesmo apartamento que os pais. O objetivo é incentivar a viagem de famílias que queiram curtir as férias em meio à flora e à fauna pantaneiras.

Enquanto os adultos fizerem passeios como os de canoa canadense em baías e safáris fotográficos, os pequenos (entre 6 e 12 anos) poderão participar do Caiman Kids, uma programação especial para divertir o público infantil, integrá-lo com a natureza da região e ensiná-lo a respeitar o Meio Ambiente.

De segunda a sábado, das 7h às 18h30, recreadores e caimaners (guias bilíngües com formação universitária) promovem brincadeiras como teatrinho, mímica de bichinhos e quis ecológico (curiosidades sobre os animais, árvores e plantas). Há ainda caminhadas por trilhas, uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental e aos projetos de preservação das araras azuis e das onças pintadas.

Quem tem mais de 6 anos, pode acompanhar os pais nas atividades regulares (dois passeios diários e uma atividade noturna). Isso permite que, junta, a família descubra as belezas naturais e particularidades da região.

Nessa época do ano, até março, o Pantanal encontra-se na Estação das Águas, com chuvas de final de tarde, campos alagados e temperaturas mais elevadas que em outros períodos do ano. Esse fenômeno atrai aves migratórias e aquáticas que junto às da região enchem o local de cores, sons e movimentos. As araras azuis, por exemplo, podem ser vistas em bandos, graças ao Projeto Arara-Azul que tem sede na Caiman e em 15 anos de existência conseguiu que o número de pássaros dessa espécie triplicasse.

Quanto aos mamíferos, há uma variedade e quantidade menor nesse período, já que estão migrando para terras altas, muitas vezes fora do Pantanal. Aqueles que permanecem na região, movimentam-se menos, uma vez que há fartura de alimento e água. Entre eles estão as cotias, tamanduás, capivaras e quatis.

O empreendimento também oferece atividades como cavalgada, passeios de bicicleta e canoa canadense, caminhada por trilhas e observação de jacarés. Há ainda os safáris fotográficos diurnos e noturnos, os passeios opcionais de barco voadeira, as comitivas de gado e o programa especial de observação de aves.


Atualizado em 15 Abr 2012.

Notícias recomendadas

Retomada: 12 exposições imperdíveis em São Paulo para visitar até o fim do ano

Na Cidade

7 eventos drive-in imperdíveis em São Paulo em outubro

Na Cidade

Programação online para o Dia das Crianças 2020

Na Cidade

Confira a programação online e gratuita de outubro

Na Cidade

Parque de infláveis em São Paulo cria programação especial para o Dia das Crianças 2020

Na Cidade

Saiba tudo sobre a CCXP Worlds: A Journey of Hope

Na Cidade
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!