Guia da Semana

O estilo e exclusividade da marca Porsche vai muito além do prazer de dirigir um automóvel especial. A experiência de qualidade e serviço personalizado começa na própria concessionária. A Stuttgart Sportcar é a representante da marca alemã no Brasil, tornando-se uma referência no mercado de carros esporte.

Em 1997, a Stuttgart Sportcar foi elevada ao posto de representante oficial de importações da Porsche para o Brasil. Diante desse novo desafio, a equipe de profissionais desenvolveu ações de marketing estratégico e de relacionamento que asseguraram ao País uma posição de destaque entre os maiores importadores da Porsche no mercado latino-americano.

História Porsche
  • A saga da Porsche nasceu antes do lançamento do primeiro carro da marca.Ferdinand Porsche (1875-1951), um dos pioneiros da indústria automobilística, tornou o seu sobrenome mundialmente conhecido em 1900, durante a Paris Expo, quando lançou o carro elétrico Lohner-Porsche aos 25 anos de idade. Esse produto deu início aos conceitos de ousadia e inovação que sacramentaram a criação do mito em torno da marca Porsche.

  • Anos depois, como diretor-técnico da Austro-Daimler, Porsche se lança no desenvolvimento de carros de corrida. Em 1931 é fundada a Porsche Engenharia, em Stuttgart, na Alemanha.

  • Em 1947, a empresa criou o Cisitalia Grand Prix, um precursor dos futuros monopostos da Fórmula 1, com mais de 350 cv de potência, motor central de 12 cilindros e capaz de atingir os 300 km/h.

  • O dia 8 de junho de 1948 marca a data do lançamento do primeiro carro esporte a ostentar a logomarca Porsche. Nasce o 356, um automóvel com motor central de 1.100 cm3, 40 cv de potência a 4.000 rpm, capaz de desenvolver até 135 km/h. A companhia já seguia sob a tutela de Ferry Porsche, designado para transformar a usina de idéias da Porsche em uma fábrica de automóveis estabelecida e independente.

  • O legado do professor Ferdinand Porsche, falecido em janeiro de 1951, já tinha encontrado na própria família um solo fértil para as idéias e conceitos que ergueram a Porsche desde os primeiros projetos no início do século.

  • Em 1963, é lançado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o 911, legítimo sucessor do 356, um carro que durante quase duas décadas foi sinônimo de Porsche nas ruas e nas pistas. Como seu antecessor, o carro possui motor traseiro e logo brilha nas pistas, vencendo competições importantes como o rali de Monte Carlo, em 1968 e 1969.

  • Em meados da década de 70, uma revolução. Surge em 1976 o 924, um Porsche de motor dianteiro refrigerado a água. No ano seguinte é lançado o 928 com a mesma configuração de projeto inteiramente Porsche. Sob o mesmo conceito de motor dianteira, o 928 foi o primeiro e até agora único automóvel esporte a levantar o prêmio de Carro do Ano na Europa. Foi produzido por 18 anos, com mais de 60 mil unidades vendidas nesse período.

  • Nos anos 80 a Porsche brilha na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato mundial com a inesquecível parceria de fornecimento de motores para a equipe McLaren. O octogésimo aniversário de Ferry Porsche, no final da década de oitenta, marca também o lançamento do primeiro 911 Carrera com transmissão Tiptronic, em 1989. Em 1991 a Porsche é o primeiro fabricante alemão a incluir airbags para motorista e passageiro como itens de série.

  • Em 1993, o protótipo de um modelo para marcar época foi apresentado no Salão de Detroit (EUA), o Boxster, roadster com motor central. O mesmo ano marca a remodelação da linha 911, que incluía o primeiro redesenho da parte frontal e uma suspensão traseira em alumínio considerada estado-da-arte em termos de desempenho.

  • Em 1995 é relançado sob novo conceito o 911 Targa, agora com teto de vidro, de maior dimensão e totalmente elétrico. O Boxster, por sua vez, chega finalmente ao mercado em 1996, um carro descontraído, com dois lugares e inigualável esportividade.

  • O 911 passa por mais uma reformulação e chega em 1997 mais leve, potente rápido e seguro do que nunca. Um ano mais tarde é a vez do novo Cabriolet, com teto elétrico que requer não mais que 20 segundos para abrir ou fechar. No mesmo ano as versões 4x4 do 911 introduziam no mercado o Gerenciamento Porsche de Estabilidade (PSM, em inglês).

  • Em 1998, aos 88 anos, Ferry Porsche faleceu na Áustria. A Porsche ultrapassa a linha dos 50 anos de fundação absolutamente preparada para enfrentar o novo século. Seus carros conseguem, a cada lançamento, se superar em segurança e respeito ao meio ambiente, sem perder de vista o ar de puro esporte, a força e o charme que nasceram junto com 356, o primeiro Porsche.



    Mapa do local

    Stuttgart Sportcar (Porsche)

    Horário(s) De segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 13h.

    Endereço
    Avenida Europa, 459, Sul 01449-001

    Telefone 3061-9544

  • Atualizado em 31 Jul 2012.