Guia da Semana

Guia da Semana

Muitos não sabem, mas foi do Viveiro Manequinho Lopes que nasceu o Parque do Ibirapuera. Com uma área de 48 mil metros quadrados e uma produção de 800 mil mudas anuais, é de lá que sai a maioria das espécies plantadas nas ruas e parques da cidade.

Localizado em uma área que era antes usada como pastagem para criação de gado, o viveiro foi criado na década de 20 pela prefeitura, que queria construir um parque similar àqueles que havia na Europa. O jornalista Manoel Lopes de Oliveira decidiu então plantar eucaliptos para drenar o solo, medida que possibilitou o plantio de diversas espécies nativas de árvores e flores ornamentais e exóticas.

Após o falecimento de Manequinho, em 1938, o local foi nomeado em homenagem ao seu fundador. Nas décadas de 40 e 50, o fornecimento de plantas ornamentais, frutíferas e hortaliças para a cidade já se destacava. Em 1951, a comissão responsável pela comemoração do IV Centenário da cidade decidiu então construir um parque em torno do viveiro.

Para conhecer as 32 quadras para plantio, dez estufas e outras estruturas, são organizadas visitas fonoguiadas e monitoradas ao local que devem ser agendadas com antecedência.

Mapa do local

Viveiro Manequinho Lopes

Horário(s) Segunda a Segunda, das 7h às 18h.

Endereço
Portão 7A - Parque do Ibirapuera
Avenida IV Centenário, s/n, Sul 18500-000

Telefone (11) 3887-6761

Atualizado em 11 Dez 2013.