Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Festival do cordel

Uma literatura feita de livretos pendurados em cordinhas é tema de um festival para mostrar o que é e até ensinar como escrever.

O festival é uma oportunidade de trazer para São Paulo a riqueza da literatura de cordel, que é muito tradicional no Nordeste (Divulgação)

Este evento terminou

Festival do cordel

Data 15 Ago 2011-06 Out 2011
De 11 de agosto a 6 de outubro.

Preço(s) Gratuito.

Horário(s) Sob consulta.

Rua Jacófer, 615, 02712-070

Telefone (11) 3488-9400

Biblioteca na feira? Mais ou menos: são livretos pendurados em uma espécie de varal e presos com pregadores. São histórias de amor, do cotidiano, enredos fantásticos e com uma pitada de humor. Essa é a literatura de cordel, uma tradição da cultura nordestina que vem se tornando cada vez mais conhecida em São Paulo. Para trazer um pouco mais dessa literatura, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), no Limão, está com o Festival de Cordel até o dia 6 de outubro.

A literatura de cordel é tão parte da vida dos moradores dos estados do Nordeste do Brasil que é como se fosse um retrato do seu cotidiano em forma de poesia. "São versos rimados que tratam de temas populares, como a seca ou as eleições. Contam também histórias fantásticas e com pitadas de humor", explica Mariana Conti, coordenadora cultural do CTN.

E essa variedade de temas e estilos deve ser tratada com toda a profundidade que a literatura merece. Por isso, o festival não vai se prender somente à exposição dos livretos. Um concurso vai eleger os 20 melhores cordéis, que serão publicados em um livro e distribuídos nas bibliotecas públicas de São Paulo.

Mas, se você não conhece esse tipo de texto e não quer ficar perdido no festival, não se desespere. O CTN vai levar oficinas de cordéis para toda a cidade, de maneira que as pessoas possam ter contato com essa literatura. "A ideia é mostrar o cordel e ensinar a escrever", continua Mariana. E não somente o texto será tema de aulas: as ilustrações, feitas em xilogravura (uma forma de desenhar que usa uma base de madeira como matriz), também serão assunto de algumas das oficinas. Calma, ainda não acabou. Sessões de cinema sobre o cordel também estão na programação. E você, vai ficar de fora desse festival assiiim... uma Brastemp? Para mais informações, acesse www.ctn.org.br/festivaldecordel. 


Mapa do local

Explore ao redor

Piazza Zini

Restaurantes

Paróquia Santo Antônio do Limão

Turismo

Pizza Hut - Ponte do Limão (Estadão)

Restaurantes

Águia de Ouro

Na Cidade

Teatro J. Safra

Arte

Cachaçaria Pompeia

Bares

Notícias recomendadas

Wesley Safadão, Pré-Carnaval e mais: 22 rolês imperdíveis que acontecem nesse final de semana

Na Cidade

Explore SP: Parelheiros é opção de área verde na zona sul da cidade

Na Cidade

10 lugares em São Paulo que valem as filas nos finais de semana

Na Cidade

Show da Ludmilla, festival de cerveja e churrasco e mais 19 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Na Cidade

10 lugares para se sentir no interior sem sair de São Paulo

Na Cidade

7 roteiros para quem quer passar o dia explorando São Paulo

Na Cidade