Guia da Semana
Na Cidade
Por Nathália Tourais

Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizará, a partir do dia 1º de maio, uma mega exposição fotográfica.

Divulgação

Este evento terminou

Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba

Data 01 Mai 2016-30 Mai 2016
De 1º a 30 de maio de 2016

Preço(s) Grátis

Horário(s) Aberta, na Avenida Paulista

Avenida Paulista,, Centro 01310-200

Entre os dias 1º e 30 de maio, a União Geral dos Trabalhadores realiza a mega exposição fotográfica Os Trabalhadores e os 100 anos do Samba, que fica em cartaz na Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, em comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores. Também como parte da programação será realizado o seminário com o tema O Papel dos Trabalhadores em Tempos de Crise.

O samba está intimamente ligado aos trabalhadores, afinal as rodas de samba eram realizadas depois de um dia cansativo de trabalho ou, segundo alguns historiadores, como uma forma de criticar o mundo burguês capitalista e mostrar a realidade do trabalho assalariado. É essa a intenção da exposição fotográfica a céu aberto: não só retratar os ícones do samba, mas também mostrar como o trabalhador era retratado nas canções. “O samba não é só uma manifestação cultural, mas também um símbolo de luta e inclusão social. Pensamos em uma exposição em que o trabalhador se visse parte dela, se identificasse. Vários sambistas, antes de tudo, em sua maioria, eram trabalhadores: Cartola trabalhou como lavador de carros, Adoniran foi entregador de marmitas e por aí vai. E o palco de tudo isso será, mais uma vez, a Avenida Paulista. Esta é, certamente, uma das maiores exposições do mundo”, revela o presidente do Sindicato , Ricardo Patah.

A mostra conta com 30 mega painéis de 4 metros x 3 metros com fotografias de grandes expoentes do samba e de momentos históricos em que o ritmo contribuiu de forma decisiva para traçar novos caminhos para o trabalhador brasileiro. A exposição se estenderá por cerca de 1km da via, com início em frente à Caixa Econômica Federal, próxima a Rua Augusta até a Pamplona. As pessoas poderão ver imagens de Donga; Pixinguinha; Clementina de Jesus; Cartola; Noel Rosa; Nelson Cavaquinho; Dona Ivone Lara; Chico Buarque; Beth Carvalho, Ataulfo Alves, entre outros. 

 


Por Nathália Tourais

Mapa do local

Explore ao redor

Zafferano

Restaurantes

Parque Municipal Mário Covas

Turismo

Avenida Paulista

Turismo

Arabesco - Cerqueira César

Restaurantes

Noah - Paulista

Restaurantes

Notícias recomendadas

Explore SP: Parelheiros é opção de área verde na zona sul da cidade

Na Cidade

10 lugares em São Paulo que valem as filas nos finais de semana

Na Cidade

Show da Ludmilla, festival de cerveja e churrasco e mais 19 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Na Cidade

10 lugares para se sentir no interior sem sair de São Paulo

Na Cidade

7 roteiros para quem quer passar o dia explorando São Paulo

Na Cidade

Explore o Centro de SP: 10 lugares para conhecer na região da República

Na Cidade