Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Slow food

Não é preparar lentamente os pratos para o almoço e o jantar. É a criação de escargots em casa, um alimento saudável e com pouca gordura.

O escargot, que tem fama de comida sofisticada, está se tornando mais comum - e pode ser até criado em casa! (Divulgação)

Slow food

Preço(s) R$ 800.

Horário(s) 8h às 13h.

Rua dr. Veiga Filho, 350, 01229-000

Telefone (11) 3825-4626

Já pensou em aprender a criar escargots? Sim, aqueles moluscos que andam devagar e têm conchas espiraladas, cuja carne é muito apreciada e cara? Pois saiba que criar escargots pode ser uma atividade interessantíssima e que não demanda grandes espaços. Não é difícil e é possível montar criadouros em casa mesmo. "Pode criar em qualquer área que tenha sombra: um corredor, uma garagem...", conta Carlos Funcia, proprietário da Helix, fábrica de processamento de escargots e considerado o pioneiro desse tipo de criação no Brasil.

 

O inusitado é que o "qualquer área" não é força de expressão: desde que a temperatura fique entre 16ºC e 25ºC e haja sombra, você pode acondicionar os animais até em caixas próprias e colocá-las em uma prateleira. E você poderá "colher os frutos" seis meses depois de começar. Depois desse período, as matrizes - como são chamados os animais que se reproduzem - já estão adultas e colocam seus ovos mensalmente.


Outra facilidade na criação dos escargots é a sua alimentação: couve e repolho estão entre seus vegetais favoritos, mas o criador pode oferecer também uma ração que ele mesmo prepara e, por ser mais balanceada, os animais ganham peso mais rápido. Mais um ponto a favor dos escargots é a qualidade de sua carne: possui pouca - mas bem pouca - gordura e vem com muitos nutrientes. "Repõe os sais minerais e é boa para regenerar", revela Funcia. Para você ter uma ideia, 100 gramas de escargot têm 0,8 g de gordura, contra 1,5 g do peixe e 11,5 g da carne. Uma opção saudável e inusitada de manter a dieta e a forma. Sua carne absorve muito bem o gosto de molhos e temperos, por isso, não é fácil definir seu sabor. "Depende de como ele é preparado", conta Funcia.


Mas ainda não é todo mundo que toparia comer um prato desses, não porque tenha a fama de ser uma iguaria cara: para muitas pessoas, a aparência não é algo que elas chamariam de agradável. "Ainda tem um preconceito contra o escargot. Todo fato novo cria uma resistência", diz. E não é novo no sentido de ter aparecido nos últimos anos. Embora a criação no Brasil tenha começado há mais de 30 anos, o produto já era importado muito antes disso. Ou seja: é mesmo falta de hábito.

 

Se você achou a ideia de aprender a criar escargot assiiim...uma Brastemp mas quer ter mais familiaridade com o assunto, um ponto de partida é ir a estabelecimentos que tenham o produto seu cardápio. "Vários restaurantes já oferecem pratos com escargot a preços acessíveis", afirma Funcia. É uma ótima oportunidade de conhecer uma comida inusitada, saudável e, se facilitar, ainda dá para criar em casa.

 


Mapa do local

Explore ao redor

PB Kids

Compras

Padaria Baronesa

Restaurantes

Colégio Rio Branco - Higienópolis

Na Cidade

Casa Búlgara - Higienópolis

Na Cidade

Bar des Arts - Higienópolis

Restaurantes

Colégio Nossa Senhora de Sion

Na Cidade

Notícias recomendadas

Explore SP: Parelheiros é opção de área verde na zona sul da cidade

Na Cidade

10 lugares em São Paulo que valem as filas nos finais de semana

Na Cidade

Show da Ludmilla, festival de cerveja e churrasco e mais 19 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Na Cidade

10 lugares para se sentir no interior sem sair de São Paulo

Na Cidade

7 roteiros para quem quer passar o dia explorando São Paulo

Na Cidade

Explore o Centro de SP: 10 lugares para conhecer na região da República

Na Cidade