Guia da Semana

Guia da Semana

Já pensou em aprender a criar escargots? Sim, aqueles moluscos que andam devagar e têm conchas espiraladas, cuja carne é muito apreciada e cara? Pois saiba que criar escargots pode ser uma atividade interessantíssima e que não demanda grandes espaços. Não é difícil e é possível montar criadouros em casa mesmo. "Pode criar em qualquer área que tenha sombra: um corredor, uma garagem...", conta Carlos Funcia, proprietário da Helix, fábrica de processamento de escargots e considerado o pioneiro desse tipo de criação no Brasil.

O inusitado é que o "qualquer área" não é força de expressão: desde que a temperatura fique entre 16ºC e 25ºC e haja sombra, você pode acondicionar os animais até em caixas próprias e colocá-las em uma prateleira. E você poderá "colher os frutos" seis meses depois de começar. Depois desse período, as matrizes - como são chamados os animais que se reproduzem - já estão adultas e colocam seus ovos mensalmente.


Outra facilidade na criação dos escargots é a sua alimentação: couve e repolho estão entre seus vegetais favoritos, mas o criador pode oferecer também uma ração que ele mesmo prepara e, por ser mais balanceada, os animais ganham peso mais rápido. Mais um ponto a favor dos escargots é a qualidade de sua carne: possui pouca - mas bem pouca - gordura e vem com muitos nutrientes. "Repõe os sais minerais e é boa para regenerar", revela Funcia. Para você ter uma ideia, 100 gramas de escargot têm 0,8 g de gordura, contra 1,5 g do peixe e 11,5 g da carne. Uma opção saudável e inusitada de manter a dieta e a forma. Sua carne absorve muito bem o gosto de molhos e temperos, por isso, não é fácil definir seu sabor. "Depende de como ele é preparado", conta Funcia.


Mas ainda não é todo mundo que toparia comer um prato desses, não porque tenha a fama de ser uma iguaria cara: para muitas pessoas, a aparência não é algo que elas chamariam de agradável. "Ainda tem um preconceito contra o escargot. Todo fato novo cria uma resistência", diz. E não é novo no sentido de ter aparecido nos últimos anos. Embora a criação no Brasil tenha começado há mais de 30 anos, o produto já era importado muito antes disso. Ou seja: é mesmo falta de hábito.

Se você achou a ideia de aprender a criar escargot assiiim...uma Brastemp mas quer ter mais familiaridade com o assunto, um ponto de partida é ir a estabelecimentos que tenham o produto seu cardápio. "Vários restaurantes já oferecem pratos com escargot a preços acessíveis", afirma Funcia. É uma ótima oportunidade de conhecer uma comida inusitada, saudável e, se facilitar, ainda dá para criar em casa.

Mapa do local

Slow food

Preço(s) R$ 800.

Horário(s) 8h às 13h.

Endereço
Rua dr. Veiga Filho, 350, 01229-000

Telefone (11) 3825-4626