Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

De 8 a 29 de janeiro, o Pátio Metrô São Bento realiza o seu tradicional Tour Guiado no Centro Histórico. O passeio, gratuito, acontecerá em todos os sábados do mês de janeiro, às 11h.

Os tours guiados percorrem o triângulo histórico do Centro de São Paulo. Os passeios têm aproximadamente duas horas de duração e saem sempre da Praça da Colmeia, que fica dentro do Pátio Metrô São Bento, bem aos pés do Mosteiro de São Bento, com retorno ao mesmo local.

O grego Heródoto, considerado o pai da história, no século V antes de Cristo, dizia que “pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro". O passeio é uma grande oportunidade de se obter detalhes e adquirir conhecimento de tudo o que aconteceu de mais importante na maior cidade do País nos séculos passados.

Os passeios são uma parceria entre o Pátio Metrô São Bento e o Caminhos do Triângulo. Acolhido e apoiado pela Associação Viva o Centro, o projeto Caminhos do Triângulo existe desde 2013 e é composto por guias turísticos registrados no Cadastur, com formações em cursos como História, Física, Letras, Filosofia, Marketing e Turismo.


Locais históricos

A Ladeira Porto Geral é genuinamente um endereço de comércio na cidade de São Paulo. O entorno da rua 25 de Março, composto por aproximadamente 5 mil lojas, constituiu-se a partir de uma região de porto. De acordo com o livro “Mascates e Sacoleiros”, as mercadorias eram transportadas pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú já no século XIX. Dados históricos relatam a existência de muitos alagamentos e enchentes no local, o que ocasionava perdas constantes de mercadorias pelos imigrantes e negociantes que atuavam ali. Para evitar prejuízos a região tornou-se centro comercial de artigos de baixo preço, ofertas e promoções.

A Praça da Sé era conhecida como o "Largo da Sé". A praça desenvolveu-se a partir da construção, durante o período colonial, da Igreja Matriz do município e de vários ao seu redor. O local é endereço do Memorial das Baianas, Palácio da Sé (antiga sede da Arquidiocese de São Salvador da Bahia), do Museu de Energia, do Cine Excelsior, dos edifícios Ranulfo Oliveira e Themis, como também abriga monumentos como os dedicados a Zumbi dos Palmares e Pero Fernandes Sardinha, a Cruz Caída, além de uma fonte.

O Largo São Francisco foi o local onde instalou-se na década de 1640 o Convento de São Francisco, dando origem a um dos mais antigos conjuntos da arquitetura barroca da cidade de São Paulo.


Saída

O ponto de encontro para a saída do tour é a Praça da Colmeia, que fica dentro do Pátio Metrô São Bento, bem aos pés do Mosteiro de São Bento. É necessário retirar a senha para o passeio com 20 minutos de antecedência. O número máximo de participantes é de 20 pessoas.


Trajeto

- Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
- Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, Antigo escritório Ramos de Azevedo)
- Patteo do Collegio
- Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos
- Praça da Sé
- Largo São Francisco
- Rua São Bento ( Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)
- Largo São Bento / Mosteiro de São Bento
- Pátio Metrô São Bento

Mapa do local

Tour Guiado pelo Centro Histórico de SP

Preço Grátis

Data 08-29 Jan

Preço(s) *sujeito a lotação, retirada de senha 20 minutos antes do início da atividade

Horário(s) às 11h

Endereço
Praça da Colmeia
Estação São Bento do metrô,