Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

A Casa do Porco Bar

Com clima informal, a casa do chef Jefferson Rueda é uma mistura de bar com mercadinho, onde vende sanduíches de porco para a viagem, além de outros produtos da casa.

Mistro de bar e mercado, na rua Araújo (Divulgação)

A Casa do Porco Bar

Horário(s) De segunda a sábado, das 12h à 0h; e domingo das 12h às 17h. Cozinha Rápida: das 11h à 0h.

Endereço
Rua Araújo, 124, Centro 01220-020

Telefone (11) 3258-2578

O chef Jefferson Rueda comemorou em outubro de 2017 os dois anos dA Casa do Porco Bar. Localizado no centro de São Paulo (R. Araújo, 124), o local é democrático e de cardápio versátil, que reúne toda a pesquisa do chef sobre o porco no Brasil aliada com outra paixão: o fogo.

A Casa do Porco Bar é onde Jefferson Rueda cria, estuda e se aprimora. Em suas palavras: “Reuni toda minha experiência, técnicas e pesquisas ao longo da minha carreira. Tem elementos e ingredientes de tudo o que vi e provei nestes anos todos. No cardápio, sirvo aperitivos para comer com as mãos, onde exploro o uso do carvão e da lenha no preparo, as massas frescas feitas na casa, entre outras coisas, e a estrela: O Porco a San Zé”.

Localizada numa esquina, A Casa do Porco Bar tem uma porta para a rua de onde saem os sanduíches e na outra extremidade, uma vitrine para o açougue de onde é possível ver a produção das linguiças, embutidos e as carnes servidas no local. Do lado de dentro, neon, cimento queimado, madeiras, tubulações aparentes e cozinha aberta mostram o lado urbano do chef. “Eu sou caipira, mas sempre busquei a inovação no meu modo de vida. A Casa do Porco está dentro deste conceito e tenho orgulho de tê-la inaugurado no Centro de São Paulo”, diz. Desde sua abertura, o restaurante segue diariamente com filas de espera na porta.

A Casa do Porco recebe uma novidade: o cachorro-quente se chama Hot Pork. Uma versão “atualizada” de um dos sanduíches mais populares do Brasil, cheia de estilo e sabor, com ingredientes preparados na casa – da salsicha ao catchup. O Hot Pork chega à mesa em um suporte feito especialmente para o restaurante, em forma de um carrinho tradicional de cachorro-quente.

O Cardápio

Apesar da casa ter os suínos como estrela, o cardápio é versátil e democrático. “Um vegetariano poderá frequentar a casa tranquilamente. Temos uma cozinha de brasa, para fazer legumes, além de frutos do mar e carnes.”, explica Rueda.

Aberto para a calçada o público poderá pedir pela Cozinha Rápida, onde o chef serve quatro tipos de sanduíches: de porco assado, vegetariano, vegano e o misto quente (com presunto feito na casa), e também a clássica porcopoca (pele de porco à pururuca). A Comida Rápida abre antes do restaurante, a partir das 11h, e oferece sanduíches a R$17. Já o cardápio da Casa do Porco Bar está dividido em seções. Na seção Da Barriga Dele, o Porco, há três sugestões a base de pancetta, como: Torresmo de pancetta e goiabada, Porcopoca (pururuca + sal de especiarias) e Torresmo da barriga com missoshiru de porco. Feito na casa, o espaguete fresco pode ser servido com Molho de tomate e manjericão (vegetariano), com Bolonhesa de porco, com Pancetta, bacon, guanciale, gema de ovo e pecorino ou Rámen de porco. Além disto, há também o
Arroz de suã.

Em Comendo Com as Mãos, há nove opções de petiscos, entre elas o Tartar de porco (maturado) com tutano e champignon, Pão no vapor com barriga de porco, cebola roxa e pimenta fermentada e Sushi de papada de porco e tucupi preto, que já nasceram clássicos. Das seções Na Brasa Vegetal e Na Brasa Animal saem cerca de dez sugestões grelhadas a carvão, entre elas vegetais como Cogumelos, ervas frescas e limão siciliano.
Entre as carnívoras, a Sanguiça, e a Linguiça caipira. Todas as opções são acompanhadas de farofa de cebola e hortaliças. A clássica receita do Codeguim do chef Jefferson Rueda também está presente no cardápio. Outra surpresa na A Casa do Porco Bar são os Embutidos, Curados e Defumados, servidos para compartilhar.

A maior estrela do cardápio e da cozinha, o Porco San Zé. Com nome em homenagem à terra natal do chef, São José do Rio Pardo, o porco é assado lentamente em carvão, por cinco a oito horas, em uma das duas churrasqueiras desenvolvidas por Jefferson Rueda especialmente para a casa.

As sobremesas são da chef Saiko Izawa, eleita a melhor chef pâtisserie da América Latina em 2017. Entre as sobremesas da casa, destaca-se o Romeu & Julieta (que leva goiaba branca e vermelha), os Morangos com salsão, suspiro e sorbet de manjericão, a de Chocolates com caramelo e passas ao rum e o Bolinho de chuva com chocolate e sorvete de creme.

O bar foi reformulado pelo olhar de Danilo Nakamura em parceria com o chef Jefferson Rueda. Novos drinks personalizados para a casa entram para a carta, com o intuito de que os coquetéis conversem melhor com os pratos do cardápio, todos com foco na acidez e drinkability. Alguns destaque são o Tereré, versão alcoólica da bebida tradicional do interior, o Fim de Expediente, uma revisão do Rabo De Galo, leva cachaça
Lage, jerez amontillado e xarope de charuto (feito na casa), e o #VemProCoentro, que brinca com a hashtag da casa (#VemProCentro) e desafia os inimigos da hortaliça mais odiada e subestimada do país. Para o café, espresso ou coado, há opções do produtor Rodrigo Pereira, de São José do Rio Pardo.


Atualizado em 7 Nov 2017.

Mapa do local

Explore ao redor

Palco Edifício Copan

Viagens

Pizzaria Copan

Restaurantes

Sapori Di Rosi

Bares (antigo)

Love Story

Baladas

Notícias recomendadas

Onde comemorar o Dia do Macarrão 2020 em São Paulo

Restaurantes

Restaurante português Quinta do Olivardo abre filial em São Paulo; saiba tudo

Restaurantes

12 restaurantes com mesas ao ar livre que já voltaram a funcionar em São Paulo

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para comemorar o Dia das Crianças 2020

Restaurantes

20 lugares para comemorar o Dia da Sobremesa 2020 em São Paulo

Restaurantes

Pizza Hut dá 50% de desconto na compra da segunda pizza; saiba tudo!

Restaurantes
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!