Guia da Semana

Este evento terminou

Um toque da comida inglesa no meio do bairro de Perdizes. Para quem quer ir além do tradicionalíssimo fish and chips (peixe com batata frita) e quer conhecer outros pratos da culinária da terra da Rainha, a dica é o bar e restaurante The Bristol Tavern, em Perdizes.

O nome não é por acaso: o chef e proprietário do local, Rick Preen, nasceu na cidade inglesa de Bristol. Morando no Brasil há três anos, ele é o responsável por elaborar todo o cardápio. Mas não fica só nisso: muitos dos ingredientes dos seus pratos são feitos lá mesmo. "Se eu não puder fazer, não entra no cardápio", conta. Exemplo disso são os pães dos sanduíches, os molhos e o sorvete: tudo homemade.

Preen se preocupa em sempre trazer novidades ao cardápio - a cada três meses, muda a maioria das sugestões -, mas mantém alguns pratos. "Os clientes gostam, a gente deixa". O menu é dividido em dois: tortas (pies) e comidas quentes - além, é claro, das bebidas e sobremesas.

O lado inusitado do lugar é reconhecido logo de cara, com as tortas. Feitas à maneira inglesa - com a massa tampando o recheio - elas são preparadas com ingredientes simples, mas que nunca foram misturados. Uma delas é a Beef Stroganoff (e não strogonoff) que, ao contrário do que se imagina, não é o estrogonofe feito no Brasil. "Stroganoff é uma comida russa, que leva carne moída, sour cream e páprica, que deixa a receita picante", explica.

Preen gosta de tempero - e ele capricha na hora de misturar cominho com páprica, por exemplo. Mas isso não significa, necessariamente, que seus pratos sejam apimentados. O conceito de spicy food ("comida condimentada", em inglês, mas entendido como "picante") é algo que ele quer introduzir na comida brasileira. "Aqui as pessoas comem uma comida sem tempero. Eu gosto do spicy porque posso sentir o gosto dos temperos", diz.

Por outro lado, se você já curte algo bem quente, pode experimentar uma das novidades da casa, o chilli picanha burger. O hambúrguer vem com chilli, queijo, pimenta jalapeño, onion rings e batatas apimentadas. "É de queimar a boca", adverte.

E como ele chega a essas combinações? Do nada: de acordo com ele, as ideias podem vir a qualquer hora. "Eu já acordei às três da manhã com uma receita nova na minha cabeça. Aí eu esperei um pouco e desci para a cozinha para experimentar. Outra vez eu misturei Bailey´s com o licor Cointreau, e deixei a garrafa em cima do balcão. Quando eu voltei, ela estava vazia", conta. Em tempo: a bebida hoje é uma das opções do cardápio - uma boa pedida para quem quer experimentar novos sabores vindos de ingredientes comuns.

Mapa do local

Taverna dos sabores

Data 08 Abr 2011-31 Dez 2011
4ª a domingo.

Preço(s) Sob consulta.

Horário(s) Quarta e quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sexta, sábado e domingo, das 12h às 22h.

Endereço
Rua Ministro Gastão Mesquita, 234, Oeste

Telefone (11) 2361-3033