Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Cidade da TV

Lá, é possível conhecer os primeiros equipamentos utilizados nas transmissões televisivas brasileiras e também como será o futuro da TV.

A pirâmide de TVs tem modelos de várias épocas umas sobre as outras (Divulgação)

Cidade da TV

Preço(s) R$ 6.

Horário(s) Das 9h às 17h.

Rua Tasman, 301, Grande São Paulo 09750-360

Telefone (11) 4330-6998

Se, hoje, as câmeras digitais são leves e práticas para registrar momentos que vão de festas a flagrantes do cotidiano, a realidade dos primórdios da TV era bem diferente. Os aparelhos eram gigantes, difíceis de transportar e pesavam dezenas de quilos. Por isso a visita à Cidade da TV, dentro da Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, é tão marcante: lá, os visitantes conhecem um pouco da história da telinha e, ainda, vislumbram como será o seu futuro.

E não tem como não fazer uma viagem no tempo quando se entra na Cidade. Logo na entrada, um veículo mostra como foi a primeira unidade móvel da TV Tupi: era com ele que as equipes de reportagem se deslocavam pela cidade para registrar os acontecimentos e transmiti-los até a casa dos telespectadores.

“O passeio começa com a história do rádio no Brasil”, destaca o gerente Elmo Francfort. Foi do rádio que vieram os artistas e profissionais que criaram a TV. Em seguida, as pessoas conhecem a réplica do estúdio que foi palco da primeira transmissão da TV Tupi, a pioneira do país, com as câmeras da época e tudo. “As pessoas podem até se ver nessa câmera”, diz.

O passeio continua. Outras instalações mostram o surgimento da televisão em cores em 1970 e tem até o cenário da Praça da Alegria, programa exibido pelas TVs Paulista e Record entre 1957 e 1971. O passeio termina com as TVs interativas, a promessa para o futuro. Uma tela quadrada projeta no chão um lago e reproduz a sensação de se pisar na água – que tem até peixes.

Não tem como não ficar impressionado com os objetos em exposição na Cidade. “Os mais velhos chegam a chorar. As crianças pedem para as mães uma TV interativa”, brinca.
Conheça a Cidade da TV, um programa inusitado que explica como um aparelho tão importante como esse surgiu, influenciou e ainda influencia nossas vidas até hoje. 


Mapa do local

Explore ao redor

Bar Central

Bares

Doceira Bariloche

Restaurantes

Flag The Bar

Bares

Vera Cruz Bar

Bares

Pimenta Bar

Bares

Mimi Dog's - São Bernardo do Campo

Compras

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo