Guia da Semana

Se, hoje, as câmeras digitais são leves e práticas para registrar momentos que vão de festas a flagrantes do cotidiano, a realidade dos primórdios da TV era bem diferente. Os aparelhos eram gigantes, difíceis de transportar e pesavam dezenas de quilos. Por isso a visita à Cidade da TV, dentro da Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, é tão marcante: lá, os visitantes conhecem um pouco da história da telinha e, ainda, vislumbram como será o seu futuro.

E não tem como não fazer uma viagem no tempo quando se entra na Cidade. Logo na entrada, um veículo mostra como foi a primeira unidade móvel da TV Tupi: era com ele que as equipes de reportagem se deslocavam pela cidade para registrar os acontecimentos e transmiti-los até a casa dos telespectadores.

“O passeio começa com a história do rádio no Brasil”, destaca o gerente Elmo Francfort. Foi do rádio que vieram os artistas e profissionais que criaram a TV. Em seguida, as pessoas conhecem a réplica do estúdio que foi palco da primeira transmissão da TV Tupi, a pioneira do país, com as câmeras da época e tudo. “As pessoas podem até se ver nessa câmera”, diz.

O passeio continua. Outras instalações mostram o surgimento da televisão em cores em 1970 e tem até o cenário da Praça da Alegria, programa exibido pelas TVs Paulista e Record entre 1957 e 1971. O passeio termina com as TVs interativas, a promessa para o futuro. Uma tela quadrada projeta no chão um lago e reproduz a sensação de se pisar na água – que tem até peixes.

Não tem como não ficar impressionado com os objetos em exposição na Cidade. “Os mais velhos chegam a chorar. As crianças pedem para as mães uma TV interativa”, brinca.
Conheça a Cidade da TV, um programa inusitado que explica como um aparelho tão importante como esse surgiu, influenciou e ainda influencia nossas vidas até hoje.

Mapa do local

Cidade da TV

Preço(s) R$ 6.

Horário(s) Das 9h às 17h.

Endereço
Rua Tasman, 301, Grande São Paulo 09750-360

Telefone (11) 4330-6998