Guia da Semana

A Catedral da Sé, no Centro, é uma imensa igreja que comporta até oito mil pessoas. O que poucos sabem, porém, é que logo abaixo do altar-mor há um amplo espaço, onde estão guardados esculturas e tumbas de algumas personalidades da história de São Paulo: a Cripta da Sé.

As colunas e escadas do salão são feitas de granito e o piso, de mármore. Outro detalhe que impressiona os visitantes é a altura do teto: feito no estilo gótico, o mesmo da Catedral, ele tem sete metros de altura.

Essa grandiosidade toda tem um motivo: é na cripta que repousam algumas personalidades da história paulistana. Para se ter uma ideia, a tumba mais visitada é a do cacique Tibiriçá, um dos primeiros índios a serem catequizados pelos jesuítas quando a cidade ainda era a
Vila de São Paulo de Piratininga.

Mas há também outras curiosas, como conta a monitora Vera Regina Gomes: “a do [padre] Bartolomeu de Gusmão, que foi inventor dos balões aerostáticos”. O passeio, que dura 30 minutos, é assiiim... uma Brastemp, e mostra um outro lado da Catedral da Sé – e, de quebra, uma história surpreendente.

Cripta da Catedral da Sé

Preço(s) R$ 5 (menores de 5 anos não pagam).

Horário(s) De segunda à sexta, das 10h às 11h30 e das 13h às 17h30; aos sábados, das 10h às 11h30 e das 13h às 16h30; aos domingos (menos no último domingo de cada mês), das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Endereço
Praça da Sé, s/nº, Centro 01001-000

Telefone (11) 3107-6832