Guia da Semana

Feira Preta

Conheça uma feira que é feita por negros e para negros, mas que, na verdade, convida gente de todas as cores.

Este evento terminou

Feira Preta

Data 24 Nov 2010-19 Dez 2010
18 e 19 de dezembro de 2010.

Preço(s) R$ 20.

Horário(s) Sábado, das 13h às 22h; domingo, das 12h às 22h.

km 1,5
Rodovia dos Imigrantes, s/n, Sul 00000-000

Telefone (11) 5073-9388

Um evento que reúne, em um só lugar, artes plásticas, shows, cinema, teatro, gastronomia, moda, literatura e turismo, em um quase "tudo-em-um". O diferencial: as manifestações artísticas são todas sobre a cultura negra. É o que mostra a Feira Preta, que acontece entre os dias 18 e 19 de dezembro no Centro de Exposições Imigrantes, na Água Funda.

Já na sua nona edição, a Feira Preta, com o Instituto Feira Preta - que promove o evento - sempre teve a preocupação de gerar a reflexão e a discussão da cultura negra na sociedade, segundo a fundadora e coordenadora da feira, Adriana Barbosa. "Serve como questionamento da inserção da cultura negra".

Enquanto os eventos realizados mensalmente pelo instituto procuram levar a interpretação dos negros sobre a cultura na qual vivemos, a feira funciona como uma grande festa da cultura negra, que coloca todo mundo em um lugar só. Por isso, não precisa ser negro para participar da feira; ela é aberta a pessoas de todas as origens e etnias - um programa que é assiiim...uma Brastemp.

Foto: Divulgação

O trio Nu Beginnings é uma das atrações da Feira


Para se ter uma ideia do tamanho do evento, que é o maior da América Latina, neste ano os visitantes serão brindados com shows do trio Nu Beginnings, dos Estados Unidos, do Quinteto Branco e Preto, além das apresentações teatrais de Abdias Nascimento e de os Crespos, e exibições de curtas-metragens. Além disso, duas exposições trazem um pouco da cultura negra, com a África em Nós e a da Black Barbie, que comemora os 30 anos de fabricação da primeira Barbie negra. Claro que, com uma programação variada dessas, a fome é inevitável. E a feira será uma oportunidade especial para experimentar a gastronomia típica africana, como feijoada e acarajé, por exemplo.

E a feira não fica somente nas manifestações artísticas. Outro ponto forte, e foi o que deu origem ao evento, é a presença das empresas que vendem produtos voltados para os negros. São roupas que, com suas formas, cores e estampas, valorizam o formato do corpo, além da maquiagem e acessórios. A literatura também estará lá, assim como artigos para decoração e artesanato.

Foto: Divulgação

A programação inclui apresentações de música e dança


Tudo começou quando Adriana, que é negra, perdeu o emprego em uma gravadora, em 2002. Com uma amiga, elas decidiram participar da feira que acontece todos os sábados na praça Benedito Calixto, em Pinheiros, conhecida pelos seus produtos alternativos, antiguidades e shows. "Eu vendia bijuterias e pensei em fazer algo parecido voltado para a cultura negra", lembra. "Não existia festivais com esse tipo de arte".

A Feira Preta aconteceu informalmente na Benedito Calixto até 2004 e foi crescendo com o passar dos anos. Adriana sempre visitava outras feiras alternativas da cidade, para identificar o perfil dos expositores e ver quais tinham mais a cara dos produtos voltados para os negros. Mais tarde, o evento foi transferido para o Anhembi e é a primeira vez que acontece no centro de exposições da Imigrantes: na edição de 2009, a feira recebeu 12 mil pessoas do Brasil todo e, neste ano, traz 100 expositores. Uma oportunidade surpreendente de ver como a cultura negra e a brasileira são tão parecidas - mas cada uma com sua particularidade.

Compartilhe

Mapa do local

Comentários

Explore ao redor

Restaurante Florestal - São Bernardo do Campo

Restaurante Florestal - São Bernardo do Campo

2221m

Churrascaria Para Pedro - São Bernardo do Campo

Churrascaria Para Pedro - São Bernardo do Campo

2589m O autêntico churrasco gaúcho nas opções a quilo ou rodízio é servido nessa churrascaria do bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo

Restaurante São Francisco - São Bernardo do Campo

Restaurante São Francisco - São Bernardo do Campo

3217m Inaugurado no começo da década de 1960, o Restaurante São Francisco, em São Bernardo do Campo, tem como seu carro-chefe o frango com polenta, que nunca saiu do cardápio

Amani Restaurante

Amani Restaurante

3260m Dentro do estádio do Morumbi e com vista para o gramado, o restaurante árabe já foi premiado diversas vezes

Restaurante São Judas Tadeu - São Bernardo do Campo

Restaurante São Judas Tadeu - São Bernardo do Campo

3369m Famosa casa da rota dos restaurantes do bairro Demarchi, arrasta fiel clientela por conta do frango com polenta

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar a partir das 21h30 desta quarta-feira, 13

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Seleção brasileira ainda enfrentará Costa Rica e Sérvia

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Em parceria com a ClickBus, o Guia da Semana oferece passagens de ônibus para dentro e fora do Brasil

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Promoção ainda inclui desconto na estadia para quem conferir os eventos das casas

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Star Wars Land chega ao Hollywood Studios em 2019

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Confira opções de hospedagem para quem ainda não se programou para o festival