Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Festival do Chocolate

Chocolate na forma de bombons, barras e até de estrogonofe. Conheça o Festival do Chocolate, que acontece em Ribeirão Pires.

Um festival em que o chocolate é a estrela: ele vem em vários formatos e pratos inusitados (Divulgação)

Este evento terminou

Festival do Chocolate

Data 18 Jul 2011-14 Ago 2011
De 29 de julho a 14 de agosto, às sextas, sábados e domingos.

Preço(s) Gratuito; para assistir aos shows, o ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Horário(s) Sextas, das 18h à 1h; sábados, das 16h à 1h; domingos, das 11h à 1h.

Se existe um doce do qual praticamente ninguém abre mão é o chocolate. Por isso, ele é a estrela no Festival do Chocolate, que acontece em Ribeirão Pires nos dias 29 de julho a 14 de agosto, sempre às sextas, sábados e domingos.

Já na sua sétima edição, a festa traz o doce nas suas mais variadas formas, gostos e aromas. Além dos já esperados bombons, barras e morangos envoltos em chocolate líquido, há novidades que vão despertar a curiosidade e o paladar. "Vamos ter também o estrogonofe de chocolate e o merengue nevado", conta Vera Guazelli, responsável pelo departamento de comunicação da prefeitura de Ribeirão Pires.

Não é para menos: embora não produza o chocolate, o município é uma das referências nas pequenas indústrias que transformam o ingrediente nas delícias já mencionadas. Foi por meio das chocolateiras, as mulheres que fazem os doces dos chocolates já prontos, que a vocação surgiu. Até então, Ribeirão Pires era mais conhecida por ser uma estância turística climática - a temperatura mais amena é devida à sua localização serrana.

Essa paixão e vocação são expressas nos números da festa. De acordo com Vera, 12 toneladas de chocolate são consumidas nos nove dias de evento. Nas seis edições anteriores, mais de 1,5 milhão de pessoas passaram pelo recinto, que arrecadou R$ 41 milhões no período. E ela ainda revela outra faceta do Festival. "Não se vende bebida alcoólica. Isso garante a segurança", diz. Tem razão: com tanto chocolate, salgados, sopas e sanduíches, as cervejas e outros drinques ficam em segundo plano.

E, como se não bastasse, os shows dão o toque musical ao evento. Rita Lee, Roupa Nova, César Menotti e Fabiano, Nando Reis, Seu Jorge, Maria Rita, O Teatro Mágico, Paula Lima, Funk como Le Gusta, Restart e Arnaldo Antunes se apresentam nos nove dias de festa (confira a programação completa no site oficial do evento).

Mas o mais surpreendente é o valor do ingresso: um quilo de alimento não-perecível. Assim, fica mais fácil curtir o chocolate, o friozinho, o clima de montanha e música de qualidade. Um programa que é assiiim... uma Brastemp.


Mapa do local

Explore ao redor

Buddha Spa - Ibirapuera

Na Cidade

Monumento às Bandeiras

Turismo

Kabanah Spa

Na Cidade

Grand Cru

Compras

Casa Aurora

Compras

Cupcakeria - Jardins

Restaurantes

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo