Guia da Semana

Se você gosta de futebol, tem um time do coração e, em época de Copa do Mundo, decora sua casa de verde e amarelo, não deixe de conhecer o Gol Backpackers, um albergue que fica na Bela Vista, perto da avenida Paulista - a poucas quadras da estação de metrô Trianon-Masp. "Para montar o albergue, prezamos pela localização, de bem fácil acesso. É o que o turista busca quando vai viajar", diz Ralph Eric Nicoliche, um dos quatro sócios do Gol.

O albergue é inusitado já na estrutura societária. Os quatro sócios são fanáticos por futebol e cada um deles torce para um time de São Paulo. Mas, na hora de gerenciar o estabelecimento, todos estão do mesmo lado. A ideia de montar um albergue futebolístico, digamos assim, além de levar em conta a paixão pelo esporte dos fundadores, teve como inspiração a Copa do Mundo. "Era algo que queríamos fazia tempo", conta Nicoliche.

Inaugurado em outubro de 2010, o albergue tem a decoração toda temática. A sala de TV, um dos points mais frequentados do local, é decorada com pufes em forma de bolas de futebol. O tapete, verde, lembra o campo. Uma TV de LCD transmite tanto os jogos do Brasil quanto outros campeonatos. Tudo bem planejado, para quem adora o esporte. As paredes têm, emolduradas, camisas dos times da década de 1980. Mas nada de briga de torcida: tudo dentro do albergue transcorre dentro da paz e do espírito esportivo. "O pessoal leva na brincadeira", diz.

Os quatro quartos do albergue, que contam com quatro, seis ou oito camas em forma de beliche, levam, cada um deles, lençóis de um dos quatro times de futebol paulistanos. Mas isso não gera atritos entre torcedores rivais. "Nunca tivemos problemas com isso, não é o perfil do público que vem se hospedar aqui. Eles até brincam: os torcedores do Corinthians dizem que ´vou ter de dormir no Palmeiras ou no São Paulo´", conta Nicoliche.

Como se não bastasse, o albergue ainda surpreende e prepara atividades diferentes todos os dias, para entreter os hóspedes. Campeonatos de futebol de botão e uma competição de embaixadinhas, por exemplo, reúnem viajantes de diferentes lugares em torno do futebol. E quem ganha as gincanas leva de presente uma bebida do bar, que serve drinques tipicamente brasileiros, como o rabo de galo, a caipirinha e o bombeirinho - aperitivos procurados especialmente pelos estrangeiros que se hospedam lá. Outras facilidades que o albergue oferece, além dos lençóis, é o acesso à internet sem fio gratuita e armários para guardar a bagagem: a única exigência é levar seu próprio cadeado. É chegar, se instalar e entrar no clima de futebol, sem ser jogador nem cartola do time. E menos ainda arrumar briga de torcida.

Mapa do local

Sem briga de torcida

Endereço
Rua São Carlos do Pinhal, 461, 01333-001

Telefone (11) 2528-2564