Guia da Semana

Documentários são uma ótima maneira de conhecer determinado assunto. Para quem se interessa pelo universo musical, eles podem ser uma viagem através de sons e imagens, aumentando ainda mais nossa percepção e experiência sobre determinado artista ou gênero musical.

+ 12 filmes sul-americanos que você não pode deixar de ver
+ Melhores discos nacionais de 2014
+ O disco de vinil voltou com tudo; descubra onde encontrá-lo em SP

Conheça, então, algumas produções que você não pode deixar de assistir:

A Procura de Sugar Man

O filme de 2012 chegou a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Documentário. A produção de Malik Bendjelloul narra a trajetória do músico de folk Sixto Rodrigues, que apesar de ser comparado até com Elvis Presley, permaneceu a maior parte da vida no mais completo anonimato.

A história de Sixto é, no minimo, muito peculiar, para não dizer única. Ele gravou dois álbuns no início dos anos 1970, Cold Fact e Coming From Reality, mas eles não fizeram sucesso algum nos Estados Unidos, terra natal do músico. Apesar do fracasso norte americano, na mesma época ele se tornou um dos artistas mais populares e cultuados na África do Sul. O músico não tinha ideia do sucesso que fazia no país do continente africano e tampouco seus fãs sabiam quem era ele, já que nos álbuns não havia nenhuma informação disponível sobre o autor.

A produção de Bendjelloul reconstrói a história do músico e resolve o grande mistério que se tornou ao longo dos anos sua figura de Sixto.

Tropicália

Para quem não apenas gosta de música, mas também quer descobrir uma parte importante da história e da cultura do Brasil, a produção de Marcelo Machado é um prato cheio.

O filme conta a história do movimento artístico, a que foi chamado Tropicália, resgatando imagens importantes e inéditas de shows, festivais, programas de TV e até de arquivos pessoais de figuras envolvidas no movimento.

Ele também conta com depoimentos das maiores cabeças por trás da Tropicália, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, dentre outros, além de ter uma trilha sonora maravilhosa.

A Todo Volume

Davis Guggenheim fez o documentário A Todo Volume na medida certa para quem gosta de guitarra. Se você um admirador desse instrumento de seis cordas, não pode deixar de assistir.

O diretor reuniu nada mais, nada menos do que Jimmy Page, Jack White e The Edge em uma sala, cada um com seus instrumentos, para eles trocarem algumas figurinhas. Paralelamente, os três contam um pouco de suas trajetórias, sempre explorando a relação que têm com instrumentos que tocam. A produção tem passagens memoráveis, como a em que Page visita, depois de muitos anos, a casa em que foi gravado o álbum Led Zeppelin IV.

Marley

Marley é uma imersão na vida e música do cantor jamaicano Bob Marley. A produção de Kevin Macdonald percorre a trajetória do músico desde o início do estrelato até sua morte, com imagens raras e inéditas, além de diversas entrevistas de seus filhos, esposas e amigos próximos.

O documentário, do mesmo diretor de O Último Rei da Escócia, é comovente, emocionante e ainda fala bastante da história da Jamaica e dos posicionamentos políticos e sociais assumidos por Bob.

Fabricando Tom Zé

O documentário de Décio Matos Junior fala um pouco da vida e obra de Tom Zé, tendo sua turnê pela Europa como pano de fundo.

Tom Zé fala, canta, toca, xinga, briga e dá ao espectador o privilégio de poder habitar, mesmo que por pouco tempo, o imenso universo criativo habitado por ele, já que, além de ser um dos músicos mais importantes do país, ele é uma figura.

Sound City

Este é o primeiro documentário dirigido por Dave Grohl. O amor do vocalista do Foo Fighters não apenas pela música, mas também por seus processos, figuras e história, já é conhecido e serviu como matéria prima para a feitura do novo disco da banda, que será lançado em novembro.

Em Sound City, Dave destrincha a história de um dos estúdios mais importantes dos Estados Unidos, no qual já passaram músicos como Neil Young, Tom Petty, Guns and Roses, Rage Against the Machine, Slipknot, Nine Inch Nails e Metallica. Até o clássico Nevermind, do Nirvana, foi gravado por lá.

Gimme Shelter

Este é um dos clássicos. O documentário de David Maysles e Charlotte Zwerin, produzido em 1970 durante uma turnê dos Rolling Stones, foi considerado pelo jornal The New York Times um dos 1000 melhores filmes de todos os tempos.

O ápice da produção é o tão trágico quanto famoso show em Altamont, na Califórnia, em que um homem foi assinado por membros dos Hell’s Angels, que na época foram contratados para fazer a segurança do lugar.

Diferente de todas as produções desta lista, Gimme Shelter não possui nenhuma entrevista ou declaração direta.

O Lixo e a Fúria

O documentário de Julien Temple conta a história dos Sex Pistols contextualizando o surgimento do movimento punk com a política, economia e sociedade inglesa nos anos 1970.

A produção conta com muito material inédito, além de entrevistas atuais e antigas, e uma longa conversa com o Sid Vicious pouco tempo antes da morte da baixista. Confira abaixo o documentário na íntegra!

Por Mariana Zoboli do Carmo

Atualizado em 11 Set 2014.