Guia da Semana

Foto: Site Oficial

Já li algumas matérias e ouvi de outras pessoas que a eterna briga dos irmãos Gallagher, da Oasis, era puro marketing para promover a banda. Não fazia sentido dois irmãos, o mesmo sangue, viver em pé de guerra o tempo todo e ainda produzir um som tão bom como eles produziam, com letras inteligentes e harmonias do bom e velho rock britânico. Pois é, se era fachada ou não ninguém sabe, mas que a banda sempre viveu em conflitos, isso ninguém duvida.

Se a gente parar para analisar, uma banda também é uma família. O líder ou os líderes são os pais, responsáveis pela família, pelas contas da casa, a mesada dos filhos. E é obrigação deles cuidar do lar e do ambiente familiar. E não era isso que os irmãos Gallagher faziam. Aliás, foram tantas formações na história do Oasis que hoje eu não sei dizer quantos bateristas, baixistas e guitarristas já passaram pela banda. E muitos deles saíram brigados com os Gallagher. A única diferença entre uma banda e família, é que no primeiro caso os pais não se importam quando os filhos vão embora, enquanto no segundo, os pais sentem a ausência dos filhos por mais que a briga tenha sido das piores.

Além de tudo isso, Noel e Liam ficaram marcados pelas declarações ácidas e irônicas. Uma das mais engraçadas que eu li foi quando Noel disse que a banda inglesa The Verve era a segunda melhor do mundo. Na hora perguntaram: "E qual é a melhor, Noel?" Ele respondeu: "Nós, claro". Curto, grosso e objetivo. Isso sem falar em alguns shows cancelados, como o discutido acústico MTV, por causa da ausência de Liam, que alegou estar com dores de garganta. Na verdade, deve ter sido birra de irmão mais novo. E quem é irmão mais novo sabe o que estou falando. E quem é o mais velho, sabe ainda mais.

No meio de tantas brigas, discussões, desentendimentos, o Oasis terminou. E nós, admiradores do rock inglês, temos somente a perder com isso. Só nos resta vasculhar o que eles já gravaram. Mas quem sabe no futuro, quando os dois tiverem mais velhos e com a cabeça no lugar, lá no programa da Oprah, eles façam as pazes, para depois brigarem novamente, claro. Afinal, família é família.

Quem é o colunista: Fernando Segredo.

O que faz: Redator Publicitário.

Pecado gastronômico: Comida italiana ou japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Os lugares que ainda não conheci.

O que está escutando em seu mp3, iPod ou no carro: Dave Matthews Band, João Gilberto, Vanessa da Mata

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 1 Dez 2011.