Guia da Semana

Por Humberto Baraldi

Divulgação
Caetano Veloso serviu de inspiração para Roberto Carlos

Muita gente já ouviu a história de uma moça de corpo dourado do sol de Ipanema que Tom Jobim tantas vezes viu passar, ou então, já escutou aquele conto de Roberto Carlos que dizia que debaixo dos caracóis de um certo cabelo havia muito assunto para contar. Estas narrações integram os versos das músicas Garota De Ipanema e Debaixo Dos Seus Caracóis, respectivamente. As letras, todos conhecem, mas poucos sabem de onde veio a inspiração para produzi-las. De Chico Buarque a John Lennon, passando pelos versos lembrados acima, as fontes de poesia são pouco lembradas pelo público, mas representaram muito para os poetas.

Afinal, quem é a tal garota de Ipanema? A resposta foi dita pelo próprio autor, Tom Jobim. A musa que desfilava pelo bairro carioca é Helô Pinheiro (ao lado), quando ela tinha 15 anos e freqüentava a praia do Rio de Janeiro. Quem primeiro a notou foi Tom, que costumava observar escondido. O maestro contou a Vinícius de Moraes sobre a namorada platônica e fez o amigo esperar três dias sentado em um bar para ver a menina passar. Impressionados com a beleza da jovem, os dois decidiram compôr a melodia que se tornou uma das canções brasileiras mais executadas no mundo.

Já os cabelos citados por Roberto Carlos pertencem a Caetano Veloso. O rei escreveu esta canção para o amigo baiano, na época em que Veloso estava exilado em Londres, Inglaterra. Ele precisou sair do país em dezembro de 1968 por causa da perseguição aplicada aos opositores da ditadura militar.



Quem pensava que em Lucy In The Sky With Diamonds, John Lennon (acima) fazia uma referência ao LSD, está completamente equivocado. Na realidade, quem inspirou a música foi uma colega de escola de Julian, filho de Lennon. Quando era criança, o garoto fez um desenho da amiguinha Lucy Richardson, que inspirou o ex-Beatle a fazer a obra. Lucy morreu em 2005, aos 47 anos, vítima de câncer.

E a Iolanda de Chico Buarque, alguém arrisca? A música é uma versão da canção escrita pelo cubano Pablo Milanês para sua ex-esposa, Yolanda Benet. Ele a compôs logo após o nascimento de sua primeira filha, época em que precisou se ausentar de casa e deixar a mulher cuidando da criança. Durante a viagem, fez a letra para expressar seu grande amor.



Gilberto Gil (acima) também quis fazer uma homenagem à mulher. Em Drão, o autor se refere a ex-esposa Sandra Gadelha, que ganhou o apelido Drão da cantora Maria Bethânia. Gil foi casado por 17 anos com ela e escreveu a música poucos dias depois da separação.

O compositor Ronaldo Monteiro estava magoado com o fim do namoro de três anos com Vera Regina. Foi até um bar na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para afogar as mágoas. Olhando o mar, teve a idéia do verso: "O mar era uma gota, comparado ao pranto meu". Mas não teve coragem de colocar o nome da ex na canção. Segundo ele, Madalena foi o primeiro nome que lhe ocorreu. O hit fez sucesso com Ivan Lins.



Em All Star, a dona do tênis azul que Nando Reis não vê a hora de encontrar é a cantora Cássia Eller (acima). Muito amigo da roqueira, Reis sempre a visitava em seu apartamento, que ficava no 12º andar de um prédio no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Na onda "homenagem para a esposa", Marcus Menna do LS Jack fez a canção Carla pensando na mulher. Ele não tinha a intenção de colocar o nome dela no hit, mas por insistência do produtor, acabou cedendo.



Lembra da Anna Julia do Los Hermanos (acima)? Pois bem, a canção foi escrita por Marcelo Camelo com base na história do produtor da banda, Alex Werner. Quando fazia faculdade, ele paquerava uma colega chamada Anna Júlia Werneck, mas não se aproximava dela, pois era tímido. Apenas mandava bilhetes pelos amigos. Depois que a música foi composta, Alex tentou uma nova aproximação. Os dois chegaram a ficar. O romance, porém, não deu certo. Que peninha!

Atualizado em 6 Set 2011.