Guia da Semana

Uma cantora polêmica, extravagante, com um visual totalmente fora do normal, que chama a atenção mesmo vestida de jeans e camiseta. Não, não estou falando de Britney Spears e muito menos de Madonna. A bola da vez é de Lady Gaga que, com apenas 23 anos, recebeu nove indicações do MTV Video Music Awards 2009, ganhando na categoria Artista Revelação, além do single Paparazzi ter recebido duas estatuetas nas categorias Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.

O que essa cantora nova-iorquina tem que conquistou fãs por todo o mundo e foi recentemente elogiada em uma entrevista pela rainha do pop Madonna? Veja abaixo a história e algumas curiosidades que levaram Lady Gaga a ser o destaque da música pop de 2009.

Onde e como tudo começou

Com apenas 4 anos, Stefani Joanne Angeline Germanotta (nome verdadeiro de Lady Gaga) começou a aprender piano, compondo sua primeira canção com 13 anos. Aos 17, entrou para a University Tisch School of the Arts, em Nova Iorque, onde começou a estudar música. Deixou a faculdade de lado um ano depois, quando viu que conseguiria focar em sua carreira musical.

Gaga chegou a assinar um contrato com uma gravadora, mas não deu certo. Ela voltou a morar com seus pais e fazia apresentações nas noites nova-iorquinas. Foi então que conheceu o produtor Rob Fusari que a ajudou em suas primeiras composições e a apelidou de Gaga, por causa da música Radio Ga Ga, do grupo Queen, e também porque a cantora tinha um estilo de cantar parecido com o do vocalista Fred Mercury.


Sucesso em menos de dois anos

Em 2007, Gaga começou a trabalhar com a DJ e performer Lady Starlight. Apesar da cantora ter mencionado poucas vezes em entrevistas o nome de Starlight, a performer já disse em uma matéria para o jornal britânico The Mirror que se considera como a mentora de Lady Gaga e que, desde cedo, "Gaga iria ficar famosa. Ela sempre foi incrivelmente focada e sabia exatamente o que queria".



Nessa época, ela mostrou seu talento compondo para artistas que trabalhavam para a gravadora do cantor Akon. Entre cantores e grupos estavam Fergie, Pussycat Dolls e a boyband New Kids And The Block. Pouco tempo depois, graças ao apoio de Akon, a cantora assinou um contrato com a gravadora, lançando seu primeiro disco em 2008.

The Fame trouxe quatro singles que levaram Gaga ao topo das paradas de todo o mundo: o primeiro Just Dance, com a participação do cantor Colby O´donis, Poker Face, em que ela quer transar com uma garota enquanto saía com seu namorado, e que ficou em primeiro lugar nas paradas de cerca de 20 países-, Love Game e o polêmico Paparazzi, em que a cantora traz o amor com uma maneira de fugir do sucesso e do desejo pela fama.

No ano seguinte, Lady Gaga lançou seu segundo trabalho, The Fame Monster, uma re-edição de The Fame com mais oito músicas inéditas. Entre elas, Bad Romance, em que a cantora mais uma vez chamou a atenção do público e da crítica especializada com um videoclipe cheio de performances e figurinos, além de colocar fogo corpo do amante.

Figurinos polêmicos

Quando estava prestes a lançar seu primeiro trabalho, Gaga começou a trabalhar com a coletiva de figurinos Haus of Gaga, que a ajuda na produção das roupas que usa em seus shows, videoplipes, participações de programas ou até uma ida ao shopping. Após o lançamento de The Fame, a coletiva começou e pensar na primeira turnê da cantora, The Fame Ball Tour, que foi apresentada em março de 2009. Dois meses depois, Gaga estava abrindo shows do grupo Pussycat Dolls, na Austrália.

Por onde passa, a cantora deixa seu rastro e sempre chama a atenção. Calma, ela não usa vestido sem calcinha e muito menos raspou o cabelo. Suas roupas ousadas se destacam em qualquer tapete vermelho. Quando recebeu o prêmio de cantora revelação no MTV Video Music Arwards estava vestida de vermelho dos pés até a cabeça, com seu rosto coberto com um tecido de renda.

Outro visual foi um macacão transparente em que usava por baixo apenas um fio dental e dois "x" de fita isolante tapando os mamilos. Mesmo quando está com um vestido "básico", a cantora inova com aplicações geométricas por toda a roupa. Gaga também adora usar o chamado hot pants que é um short curto, que se assemelha a um maiô.



Sexualidade

Muito se fala a respeito da opção sexual da cantora, que aparece beijando uma policial no clipe de Love Game e promove uma orgia em Paparazzi, beijando homens e mulheres ao mesmo tempo. Em maio, a cantora foi capa da revista Rolling Stones e, durante a entrevista, declarou ser bissexual, mas que a atração que sente por mulheres é somente física, sendo que o fato de ter essa escolha sempre intimidou os namorados que já teve, chegando a deixá-los desconfortáveis.

Parcerias e elogios

Recentemente a cantora Beyoncé lançou videoclipe Video Phone, com a participação de Lady Gaga. O clipe possui também diversos figurinos usados pela mulher de Jay-Z, sendo que Gaga aparece somente com uma roupa branca, considerado até muito simples pelo estilo da cantora. Em 2010, acontecerá o contrário: Beyoncé participará de um clipe de Gaga, Telephone.

Outra parceria que aconteceria em 2009, seria entre Gaga e o rapper Kanye West. Há rumores de que a turnê Fame Kills foi cancelada por causa da cena que o rapper criou durante a premiação do MTV Video Music Awards quando a cantora Taylor Swift ganhou o prêmio da categoria Melhor Videoclipe Feminino. Ele invadiu o palco dizendo que quem realmente merecia a estatueta era Beyoncé.

O último flagra em que colocou Gaga ainda mais em destaque no mundo da música foi uma foto de Madonna saindo de um show da cantora, em Nova Iorque, com sua filha Lourdes Maria. A Rainha do Pop teceu elogios sobre a cantora em uma entrevista para a edição de dezembro da revista Rolling Stones. Madonna disse que se reconheceu em Gaga no início de sua carreira e que ela pareceu esperta e inteligente ao conversar com o público. Com elogios ou não, Lady Gaga ainda dará muito o que falar com seu visual, performances e clipes para lá de diferentes.

Curiosidades

- Just Dance recebeu a indicação para o Grammy na categoria Melhor Canção Dançante

- O clipe de Love Game não pode ser exibido em um canal australiano, que afirmou conter cenas inadequadas para o público-alvo do canal: adolescentes.

- A cantora pintou o cabelo de loiro quando disseram que ela era parecida com a cantora Amy Winehouse.

- A rádio Last.FM nomeou Lady Gaga como a cantora mais ouvida em 2009. O disco The Fame foi escutado 18,5 milhões de vezes no site da emissora. A cantora ficou na frente de The Killers e Lily Allen, que ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.

- Lady Gaga também ganhou o prêmio Europe Music Awards 2009 na categoria Artista Revelação.

- Just Dance ficou durante três semanas seguidas na primeira posição da revista Billdoard em janeiro de 2009. Poker Face foi a segunda canção que chegou ao topo das paradas em abril do mesmo ano.

- Outras duas canções do disco The Fame que também chegaram ao topo da Billboard foram Love Game e Paparazzi. Lady Gaga foi a primeira cantora a conseguir colocar quatro singles no topo da parada.


Fotos: Site Oficial e Wikipedia.org

Atualizado em 1 Dez 2011.