Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação

Muita gente desacreditava que um ritmo, nascido em uma pequena ilha do Caribe, pudesse conquistar uma legião de fãs em todo o mundo. Para contrariar estes pessimistas de plantão, este fato aconteceu. Foi na Jamaica que um tal estilo, conhecido por reggae, sofreu diversas influências até se tornar a música oficial de Bob Marley, e hoje passou a ser ouvido por milhares de pessoas do planeta.

Ao longo da história, a ilha da América Central presenciou diversas misturas de culturas que originaram o ritmo que balançou os rastafaris de Bob. Com a chegada dos escravos africanos, houve o cruzamento da música negra com as tradicionais canções piratas da região caribenha. Este encontro deu origem ao primeiro estilo musical jamaicano: O Mento.



A partir dos anos 50, o povo da região passou a escutar Mento associado ao Calipso e às Steel Drums de Trinidad. Já a garotada preferia escutar rhythm´n´blues americano, captado por rádios de alta potência. Os clubes populares por sua vez, promoviam bailes com big bands nativas - em que se destacam o trombonista Dom Drummond, e o guitarrista Enerst Ranglin.

Um tal de sound system, uma espécie de discoteca ambulante, invadiu as ruas e festas do país. O repertório era regado pelos melhores sons do rhythm´n´blues dos EUA. Aquele que tinha os discos mais raros ganhava a preferência do povão. Este fato é um caso parecido com o que acontece atualmente no Maranhão, capital brasileira do reggae, que tem seu mercado marcado pelas radiolas.



Devido a essas mudanças, surgiu um novo estilo de música local, chamado Ska, que nada mais é do que uma mistura dos estilos musicais que embalavam a Jamaica.

O swing envolvente do Ska impulsionava vários novos artistas. Em 1962, Jimmy Cliff, então com 14 anos, emplacou seu primeiro hit.

Para apimentar ainda mais o ritmo surge o Rock Steady, que adiciona a batida rock ao tchaca tchaca do Ska. De curta duração, porém um brilho intenso revela ao mundo os talentos Desmond Dekker e Millie Small, entre outros.

A música jamaicana sofreu uma mudança definitiva no final dos anos 60, o responsável por tal transformação é Lee Perry. O cara desacelerou a batida do ska e empregou um bando de músicos locais. Nascia assim uma música que iria ganhar o mundo: o Reggae.

Atualizado em 6 Set 2011.