Guia da Semana

A programação da Virada Cultural 2012 reserva um espaço generoso para artistas do cenário internacional. Nomes importados de diversas partes do mundo prometem dividir atenções do evento com Gilberto Gil, Titãs e companhia.

>> Confira nossa página especial da Virada Cultural
>> Saiba mais sobre a programação da Virada Cultural
>> Conheça os shows internacionais que acontecem em 2012
>> Veja os shows que acontecem nesta semana
>> Veja o que rolam nos CEUs durante a Virada

No line-up, figuram instrumentistas e grupos do quilate de Suicidal Tendencies, banda americana de hardcore famosa na década de 80, e de Charles Bradley, cantor dono de uma voz marcante, típica da soul music.

Um dos nomes aguardados na programação de domingo, o Toots and the Maytals cancelou sua apresentação no evento. A banda jamaicana estaria presente entre outros músicos especialistas nas músicas africana e caribenha.

Confira o roteiro de shows internacionais imperdíveis na Virada Cultural 2012:

Quem: Suicidal Tendencies
Onde: Palco São João
Quando: 9h30
Por que: Após inúmeras reformulações, a banda retoma o estilo anos 80 de fazer música e promete incluir no repertório as cultuadas “Institutionalized” e “You Can’t Bring Me Down”.

Quem: Seun Kuti & Egypt 80
Onde: Palco Júlio Prestes
Quando: 2h30
Por que: Filho do nigeriano Fela Kuti, considerado o criador do Afrobeat, o músico herdou o espírito musical do pai e deu rumo à carreira ao se unir à orquestra Egypt 80. Dançante, a apresentação da banda é liderada pelo próprio mestre no saxofone.


Charles Bradley (Crédito: Divulgação)

Quem:
Charles Bradley
Onde: Palco República
Quando: 15h
Por que: Quem admira a voz de James Brown e outros nomes da soul music certamente vai elogiar a performance do cantor americano. No Time For Dreaming, de 2011, é o trabalho mais recente em sua discografia.

Quem: Tony Allen
Onde: Palco Júlio Prestes
Quando: 0h
Por que: Acostumado a tocar com Fela Kuti, o baterista é referência quando o assunto é jazz. Apesar desta fama, também colaborou para a estruturação e reconhecimento do Afrobeat.

Quem: Man Or Astro-Man?
Onde: Palco Barão de Limeira
Quando: 22h30
Por que: A banda passeou por diversos gêneros até se encontrar nos arranjos do surf rock, em meados dos anos 70. Faixas fantasiosas, que remetem em sua maioria à ficção científica, são a marca registrada do conjunto.

Atualizado em 22 Nov 2012.