A cidade conta com cinco rotas turísticas: A Rotas das Águas (cachoeiras e praias naturais), a Rota das Rosas (região central), as rotas da Pedra e do Sol (paisagens naturais) e a Rota dos Ventos (Parque Ecológico do Pico dos Cabritos).
A cidade é um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de relaxar, mas ao mesmo tempo são fãs aventura e boa gastronomia. No Parque Ecológico Verner Grinberg é possível encontrar as principais trilhas da cidade.
O pequeno município encanta por sua simplicidade e charme, além de contar com 33 cachoeiras! O local também abriga um dos mirantes mais bonitos da região: o Pico da Torre, que tem 1800 metros de altura.
Gonçalves combina o típico clima mineiro com restaurantes especializados na gastronomia local e pousadas rústicas e aconchegantes. Entre as atividades disponíveis, destacam-se as cachoeiras e trilhas, perfeitas para quem busca contato com a natureza.
São Lourenço oferece um dos mais famosos roteiros de voo de balão, sendo uma das atrações mais procuradas pelos turistas. A cidade também conta com o Parque das Águas e o passeio de Maria Fumaça, que leva até a cidade de Soledade.
Conhecida como a cidade do Tricô, Monte Sião possui o clima típico do interior de Minas e oferece atrações históricas. A cidade também abriga fábricas de porcelana tradicionais, que são um atrativo à parte para os visitantes.
Conhecida por suas águas termais e fontes de propriedades medicinais, Poços de Caldas recebe diversos turistas. Outras opções de passeios são a Cachoeira Véu das Noivas, a Praça Pedro Sanches e o teleférico da cidade.