O clássico macarrão ao sugo leva geralmente um molho de tomate de sabor marcante, rico em acidez, que pede um vinho poderoso para acompanhá-lo. Nesta hora, a Itália nos surpreende com seus vinhos à base da uva Sangiovese, altamente saborosos e gastronômicos. Invista no Conte Fosco I.G.T. Sangiovese Rubicone 2020 para equilibrar de forma harmoniosa essa combinação.
Outra possibilidade bastante comum é adicionar carne ao molho ao sugo, que vai ganhar mais peso e nuances. À medida que você adiciona mais riqueza ao molho, é possível avançar no corpo do vinho, preservando sua acidez, como acontece no Parthenium D.O.C. Sicilia Nero d'Avola Shiraz 2018, um blend de duas uvas intensas com estrutura e complexidade para aguentar a intensidade do molho.
Uma massa acompanhada de um saboroso molho de queijos pede vinhos com boa acidez para limpar o paladar envolvido na gordura dos queijos. Aqui, um branco mais untuoso como o Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Chardonnay 2021 completa perfeitamente a cremosidade do prato.
Os vinhos tintos mais leves e florais, como um bom Pinot Noir, fazem uma incrível dupla com molhos elaborados com cogumelos como o Shitake e o Paris, ou vegetais de raiz. Nesse caso, aposte no Nederburg 56 Hundred Pinot Noir 2018.
Se a inspiração da receita do molho for o litoral, e os acompanhamentos, frutos do mar ou camarões, a dica é escolher um rosé leve, frutado e bem refrescante, como o chileno Quinta Las Cabras Rosé 2021.
Aproveite e veja também 20 restaurantes imperdíveis e deliciosos na Zona Leste de São Paulo!