Segundo associações que representam os interesses e o setor, São Paulo é a cidade onde residem os habitantes que mais consomem café no Brasil. A própria história da cidade é permeada pela cultura do grão, já que a economia cafeeira é uma das grandes protagonistas na transformação de São Paulo em um dos principais polos econômicos do país. Confira nosso roteiro com 8 cafés descolados em São Paulo que vale a pena conhecer ;)
Localizada na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, Campos do Jordão carrega a alcunha de "Suíça Brasileira", tanto pela influência arquitetônica das construções europeias, quanto pelo clima. Os chocolates, as fondues, os vinhos e, claro, os cafés são famosos por lá.
Penedo é uma amostra da Finlândia na América do Sul (foram os cidadãos do país europeu que colonizaram a região no início do século). É um refúgio gelado para quem mora no estado do Rio de Janeiro e quer aproveitar lareiras e cobertores. E claro, muitas xícaras de café.
Em Gramado, no Rio Grande do Sul, saborear um delicioso café colonial é passeio quase que obrigatório. A tradição vem da cultura alemã, que tem forte influência na região, cujos imigrantes trouxeram ao Brasil o hábito de reunir a família em torno da mesa para um farto café da tarde cheio de tortas, pães, frios e, claro, café!
O Rio de Janeiro é a única cidade brasileira que possui uma denominação de café que faz relação com os cidadãos que nela nascem. O café carioca é derivado do expresso, mas tem um sabor mais fraco. Um local incrível para tomar um delicioso café da manhã ou café da tarde é o Café 18 do Forte, que fica dentro do Forte de Copacabana e conta com uma vista da orla de tirar o fôlego.