A sala apresenta mais de 100 fotografias e um filme produzido pelo cineasta Carlos Nader sobre a celebração do povo brasileiro, entre as décadas de 1930 e 1950, momento em que o futebol transcendeu as fronteiras do esporte se tornando um patrimônio cultural.
Em parceria com a Globo, a sala permite aos visitantes escolher vídeos que documentam situações memoráveis do futebol brasileiro de diferentes estados, tanto de campeonatos masculinos quanto femininos.
A sala conta a trajetória do esporte desde o século XIX até os anos 1930 e foi reformulada para contemplar com mais ênfase o futebol feminino. No percurso atualizado, há mais conteúdos inéditos coletados e cedidos por jogadoras, técnicas e jornalistas esportivos.
A mostra também sofreu uma reformulação a fim de ressaltar a importância do futebol feminino. Os quatro módulos ocupados pela modalidade exaltam a história e a resistência das mulheres entre 1941 e 1988.
A nova sala é totalmente dedicada ao Rei do Futebol e promete emocionar quem o viu jogar e surpreender aqueles que não tiveram essa oportunidade. A história é contada por meio de imagens cativantes do jogador, além da exposição de camisas usadas por ele.
O espaço é dedicado a contar a história do local onde o museu está sediado, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu. A sala conta com um vídeo especial sobre o estádio, maquetes táteis e assentos extraídos do Pacaembu.
A instalação agrega a história recente do futebol brasileiro. Vídeos com depoimentos de jogadores que passaram por clubes fora do país mostram como os brasileiros são reconhecidos no exterior. O espaço conta com uma vitrine com peças significativas.
Os visitantes encontrarão possibilidades interativas e gameficadas. As atividades, por meio da movimentação corporal, exploram elementos de uma partida de futebol como a troca de passes, precisão e velocidade.