Guia da Semana

Assistir a um espetáculo, por si só, já é uma experiência única. Porém, alguns teatros fazem tudo ficar ainda mais incrível, como o Tucarena que, como uma arena medieval, nos coloca em uma posição e imersão completamente diferente dos estabelecimentos tradicionais, com palcos nos modelos italianos.

Assim, o Guia da Semana lista 11 teatros com palcos incríveis (em suas mais diversas formas) que você precisa conhecer. Confira:

TUCARENA

Quem ainda não conhece o Tucarena deveria se dar essa oportunidade de presente pelo menos uma vez na vida. Além de receber peças e espetáculos maravilhosos, o espaço é diferente dos palcos italianos, onde o público se mantém de frente para o espaço cênico. A proposta do teatro é uma arena, onde os visitantes ficam em volta do palco e, acreditem, a imersão é completamente diferente - e simplesmente maravilhosa.

Rua Monte Alegre, 1024 - (11) 3670-8582 Leia mais

TEATRO BRADESCO

Localizado no Shopping Bourbon, tem capacidade para 1.439 lugares em uma área total de 7 mil metros quadrados, um dos maiores do Brasil. Inaugurado em 2009, já recebeu peças incríveis e está na lista dos palcos preferidos para quem ama teatro.

Rua Turiassú, 2100 - (11) 3670-4100 Leia mais

TEATRO ALFA

Extremamente moderno em mecânica cênica, iluminação e sonorização, é hoje uma realidade que revoluciona o universo das artes, não só em São Paulo, mas em todo Brasil. O espaço acolhe com total adequação espetáculos de dança, óperas, orquestras, música popular, teatro e musicais, além de dispor de ótima infraestrutura para realização de congressos e seminários. Segundo a avaliação de artistas produtores, companhias e do público, o Teatro é considerado um dos melhores do mundo.

Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - (11) 5693-4000 Leia mais

TEATRO RENAULT

O Renault está localizado no mesmo lugar onde também funcionava o cineteatro Paramount, inaugurado em 1929. Por ser o primeiro cinema sonoro da América Latina, foi referência para outros teatros durante muitos anos. Sua fachada, assim como a área externa dos auditórios em Art Nouveau, foram tombados como patrimônio histórico. O teatro tem capacidade para 1530 espectadores e um palco de 210 metros quadrados, considerado um dos melhores da cidade.

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411 - (11) 2846-6060 Leia mais

SESC POMPÉIA

O Teatro do Sesc Pompeia se encontra em um dos ambientes da antiga Fábrica de Tambores. Grande parte das características do local, uma construção de concreto armado com vedações em alvenaria, foi mantida pela arquiteta Lina Bo Bardi.
Com capacidade para 800 pessoas, o espaço apresenta ainda outra singularidade: poltronas com um desenho que gera um certo desconforto, mas que, de acordo com a própria Lina Bo Bardi, na época, a ideia é relembrar os estofados que aparecem nos teatros das antigas cortes.

Rua Clélia, 93 - (11) 3871-7700 Leia mais

AUDITÓRIO IBIRAPUERA

O palco do auditório possui uma boca de cena de 28 metros de comprimento e 15 metros de profundidade. A capacidade interna do Auditório é de 800 pessoas. Além disso, uma porta de 20 metros, localizada no fundo do palco, quando aberta, permite espetáculos na área externa para aproximadamente 15 mil pessoas.

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° - (11) 3629-1075 Leia mais

ESPAÇO PARLAPATÕES

A história dos Parlapatões começou entre 1990 e 1991, quando o ator Hugo Possolo, cansado do tipo de teatro que fazia para o público infantil nas escolas, resolveu se dedicar ao teatro de rua. Aos poucos, a companhia foi crescendo e se estabelecendo no meio artístico e daí surgiu a ideia de procurar um lugar fixo, onde a companhia poderia fazer as apresentações e abrir espaço para novos grupos.

O lugar, que antes habitava uma padaria, há dois anos se transformou em teatro e vem conquistando cada vez mais frequentadores por seus preços populares.

Praça Franklin Roosevelt, 158 - (11) 3061-9799 Leia mais

COMEDIANS

O Comedians Comedy Club é a primeira casa exclusivamente dedicada à comédia stand up no Brasil. O estabelecimento foi idealizado pelos comediantes Rafinha Bastos e Danilo Gentili e pelo agente e assessor de imprensa Ítalo Gusso. O espaço é um híbrido de bar, restaurante e teatro, com show de humor, noite de improviso e espetáculos de stand-up comedy. O palco é um tablado baixo, o que deixa os comediantes e espectadores extremamente próximos.

Rua Augusta, 1129 - (11) 2615-1129 Leia mais

THEATRO NET

Apesar de grandioso, tudo no Theatro NET São Paulo é aconchegante. Com arquitetura moderna e tecnologia de ponta, a decoração 'chique nostálgica' cria um ambiente acolhedor, reforçado pelo piso de antigas cruzetas de postes de madeira reciclada e confortáveis poltronas vermelhas.

Rua Olimpíadas, 360 - 5º andar (Shopping Vila Olímpia) Leia mais

ESPAÇO SATYROS

O Espaço dos Satyros é composto por duas salas de espetáculos mantidas pela companhia de teatro Os Satyros, localizadas na Praça Roosevelt, zona central da cidade de São Paulo. Com peças que fogem das exibições mais comerciais, leva ao palco intensidade e profundidade.

Praça Franklin Roosevelt, 214 - (11) 3258-6345 Leia mais

TEATRO TUCA

Localizado ao lado da PUC-SP, o Teatro Tuca é palco cultural, educacional e artístico paulista, além de ter sido espaço de manifestações políticas durante a Ditadura Militar. Fundado em 1965, o teatro foi construído durante quatro anos, com a ideia de ser um auditório semelhante, na arquitetura, às demais construções da PUC, feitas entre 1920 e 1924. Em estilo neocolonial, o prédio foi assinado por Benedito Calixto de Jesus Neto, arquiteto especializado em construções religiosas.

Rua Monte Alegre, 1024 - (11) 3670-8453 Leia mais

Por Nathália Tourais

Atualizado em 15 Mai 2016.