Guia da Semana
Teatro
Por Nathália Tourais

6 motivos para assistir a peça "12 Homens e Uma Sentença"

Em cartaz desde 2010, espetáculo premiado pelo Prêmio APCA revela a importância e o peso de nossas decisões.

"12 homens e uma sentença" está em cartaz no Teatro Tucarena (Divulgação)

Quando uma peça se segura pelo texto e atuações, sem fatores externos que integram o espaço cênico, é de ficar sem palavras do início ao ato final. Em um único cenário, 12 homens gigantes em seus personagens constroem uma peça linda, questionadora e instigante que, com um roteiro incrível, diálogos densos e produção impecável, nos fazem repensar a vida, a intolerância e o poder de uma decisão sob a vida das pessoas que podemos interferir, além da nossa própria existência.

De uma profunda sensibilidade, o espetáculo é quase que obrigatório para todos os advogados e futuros advogados, mas de extrema importância para todas as pessoas que amam arte e, mais do que isso, gostam de refletir sobre os caminhos da vida. 

O Guia da Semana foi conferir e lista abaixo os motivos pelos quais você deveria assisti-la. Confira:

CLÁSSICO DE 1957

A história da peça não é atual - o que a deixa ainda mais gostosa. Originária de um filme estadunidense de 1957, dirigido por Sidney Lumet, também se passa, quase o tempo todo, em um único cenário, com a diferença de que tem rápidas passagens por outros dois ambientes - no início do filme, mostrando a corte de julgamentos, e a na cena final, em que o personagem de Henry Fonda deixa o Tribunal. 

HISTÓRIA 

O calor escaldante do verão de Nova York faz o suor pingar do rosto dos 12 homens trancados a chave numa pequena e claustrofóbica "sala de júri". Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte do réu. O mais importante: o veredicto precisa ser unânime. Se os 12 enclausurados jurados considerarem o réu culpado do assassinato do próprio pai, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado. 

TUCARENA 

Quem ainda não conhece o Tucarena deveria se dar essa oportunidade de presente pelo menos uma vez na vida. Além de receber peças e espetáculos maravilhosos, o espaço é diferente dos palcos italianos, onde o público se mantém de frente para o espaço cênico. A proposta do teatro é uma arena, onde os visitantes ficam em volta do palco e, acreditem, a imersão é completamente diferente - e simplesmente maravilhosa.

RECONHECIMENTO

Indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção (Eduardo Tolentino) e Melhor Ator (Norival Rizzo), a peça ganhou o Prêmio APCA 2010 de Melhor Espetáculo Teatral do ano

PERSONAGENS

Com um elenco inteiramente masculino, cada um dos 12 atores emprestam seus corpos e entram em seus respectivos personagens com maestria. Para cada um deles, direcionamos um tipo de sentimento e o mais incrível é ver essa identificaçao (ou não identificação) se transformando com o passar das cenas. 

LIÇÃO DE VIDA

Assim como toda manifestação artística, "12 homens e uma sentença" afeta cada um de nós de uma forma diferente, nos causando um turbilhão de pensamentos e sentimentos. A peça é um tapa na cara da intolerância que existe em todos nós e, com diálogos intensos e um ritmo preciso, nos coloca em conflitos com nossas próprias opiniões, nos mostrando a importância de cultivarmos a sensibilidade e olharmos para um único fato por diversos pontos de vista. 

Serviço:

Onde: Teatro Tucarena
Temporada: de 1 de julho a 28 de agosto
Horário: Sextas, às 21h30; Sábados, às 21h e Domingo, às 19h
Preço: R$60 (Desconto de 50% para Estudantes e Maiores de 60 anos.)


Por Nathália Tourais

Atualizado em 20 Jul 2016.

Mais notícias

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

6 motivos para assistir à peça “Dogville”, com Mel Lisboa e Fábio Assunção

Teatro

Peças de teatro e musicais para assistir em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Teatro

16 musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2019

Teatro