Guia da Semana
Teatro
Por Nathália Tourais

7 teatros alternativos em SP que você precisa conhecer

Confira opções não convencionais incríveis que merecem sua visita.

Espaço dos Fofos (Divulgação)

A cidade de São Paulo conta com muitas opções de teatros espalhados pelos bairros. Entre eles, os tradicionais, que são incríveis não apenas por suas localizações, programações e disposição, mas também por suas respectivas histórias; os grandiosos, que recebem espetáculos famosos, que fazem jus ao local onde ficam em cartaz e são extremamente confortáveis; e os alternativos, com programação cult, produções menores e, sem dúvidas, incríveis em todos os aspectos.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 7 teatros alternativos (e deliciosos) em SP que você precisa ir pelo menos uma vez na vida. Para quem está acostumado a frequentar apenas os mais conhecidos, com peças e musicais mais comentados, não sabe a experiência que está perdendo ao deixar de ir nos mais escondidos, menos divulgados, mas igualmente maravilhosos. Confira: 

Espaço Parlapatões

O Espaço Parlapatões foi fundado em 2006 pelo grupo teatral Parlapatões, um dos maiores nomes de espetáculo circense, e abriga atualmente várias peças que relacionam música, circo, comédia e teatro de rua. A casa tem um café-bar, palco para apresentações e sala com capacidade para cerca de cem pessoas.

Praça Franklin Roosevelt, 158 - (11) 3061-9799 Leia mais

Espaço Satyros

A Companhia Satyros de teatro vem atuando nos palcos do Brasil e da Europa desde meados de 1989, mas só depois de 2001 o grupo chegou à Praça Roosevelt abrindo dois espaços (Espaço Satyros 1 e 2), com uma programação cênica especial, além de oficinas de interpretação.

O Espaço 1 possui um café na entrada, que funciona das 18h à 0h, chegando até as 2h nos finais de semana, e o teatro, com capacidade para 60 pessoas, que tem uma programação que varia de quarta a domingo. O Espaço 2 no momento encontra-se fechado para reformas, sem previsão de data para reabertura.

Praça Franklin Roosevelt, 214 - (11) 3258-6345 Leia mais

Paiol Cultural

O Teatro Paiol é um marco na história cultural paulistana. Construído em 1969, não são apenas as poltronas que ainda sobrevivem desde sua inauguração, mas os famosos buraquinhos nas paredes também. A proposta inicial era que o teatro apresentasse apenas montagens de autores brasileiros, porém não foi sustentada por muito tempo, o que teve a necessidade de produções também internacionais. Reabriu recentemente pelo ator Marcelo Mendes, que trouxe a proposta de um teatro sustentável. Após ficar fechado por alguns anos e depois de passar por pequenas reformas, hoje conta com apresentações regulares de várias companhias de teatro, assim como abre espaço para oficinas, com constantes atividades culturais.

Rua Amaral Gurgel, 164 - (11) 3337-4517 Leia mais

Espaço dos Fofos

O Espaço dos Fofos fica na pequena e charmosa rua Adoniran Barbosa, na Bela Vista, região central de São Paulo. O local abriga uma confortável sala de espetáculo, restaurante, além de um ambiente anexo que pode ser utilizado também para apresentações.

Rua Adoniran Barbosa, 151 - (11) 3101-6640 Leia mais

Teatro Augusta

Fundado em 1973 como Auditório Augusta e totalmente reformado, foi reinaugurado como Teatro Augusta e abriu suas portas em junho de 1999, com o projeto arquitetônico de Ciro Pirondi. O novo espaço conserva a ideologia anterior de tornar-se um ponto de cultura na cidade de São Paulo.

Rua Augusta, 943 - (11) 3151-4141 Leia mais

Teatro Oficina

O Teatro Oficina completou 52 anos em 2010 em plena atividade artística e social. Surgido em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o grupo passou por diversas fases, inclusive a ditadura, com o seu fechamento e a partir da abertura lenta e gradual brasileira, o grupo voltou a se reunir em São Paulo e durante dez anos trabalhou para levantar o novo teatro, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi.
O espaço é diferente, exótico e incrível. Uma visita que todos os paulistanos deveriam fazer pelo menos uma vez.
O palco é uma pista que resulta numa platéia dividida em três andares, acomodadas em arquibancadas e a luz natural auxilia na iluminação dos espetáculos.

Rua Jaceguai, 520 - (11) 3106-2818 Leia mais

Teatro Galpão do Folias

O Galpão do Folias, inaugurado em 14 de abril de 2000, é o espaço de ensaio e apresentação do Grupo Folias d'Arte, fundado em 1997.

Rua Ana Cintra, 213 - 3361-2223 Leia mais


Por Nathália Tourais

Atualizado em 12 Jul 2016.

Mais notícias

Mais de 10 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em abril de 2019

Teatro

8 peças de teatro infantis para assistir em abril de 2019

Teatro

9 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em abril de 2019

Teatro

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro