Guia da Semana
Teatro
Por Nathália Tourais

8 motivos para assistir o musical "Raia 30"

Espetáculo celebra as três décadas da carreira de Cláudia Raia.

Saiba tudo sobre o espetáculo "Raia 30" (Divulgação)

Com texto de Miguel Falabella e direção de José Possi Neto, o musical Raia 30 chega ao Theatro Net, em São Paulo. A superprodução fica em cartaz até dia 17 de outubro e comemora a trajetória profissional de Cláudia Raia no teatro e na televisão.

Além de atriz, Cláudia também é bailarina, cantora e foi peça chave para a chegada de tantos musicais no Brasil. Com uma bagagem de peso, o espetáculo é extremamente rico em diversos aspectos, que contamos agora. Confira:

IMPORTÂNCIA DE CLÁUDIA RAIA PARA O TEATRO 


Em primeiro lugar e antes de tudo, é importante ressaltar a importância de Cláudia para o teatro. Para quem não sabe, essa onda de musicais em nosso país chegou graças ao esforço de algumas pessoas e, principalmente, o dela, que sempre acreditou no potencial desse estilo para o público brasileiro.

HISTÓRIA

Segundo a própria protagonista, o musical não é um espetáculo autobiográfico e também não é contado cronologicamente. Conta a história de uma menina que desde muito cedo queria ser uma artista, lutou para isso e chegou aonde chegou. Poderia ser a história de qualquer outra pessoa, mas, por acaso, é a história de Cláudia Raia.

HUMOR


O musical é um brinde aos seus 30 anos de carreira e poder realizá-lo é a forma de brindar com o público, que sempre a acompanhou. Assim, as cenas nos trazem a história de uma lutadora e uma vencedora, contando os perrengues de uma forma extremamente bem humorada, debochada, divertida e colorida.

“A sensação que tenho é que estou recebendo o meu público em casa, porque o palco é minha casa, e estou contando para cada uma das pessoas como tudo começou”, disse.

ESTRUTURA

O musical começa durante um aquecimento corporal, onde uma explosão de memórias eclode em vários personagens. Nas cenas seguintes, são destrinchadas as histórias de cada um. É como um recorte de como a mente da própria Cláudia funciona, com suas memórias, influências, músicas e muito mais.  

PERSONAGENS


Tancinha, Tonhão, Sally Bowles, Sheila, Charity Valentine e muitas outras figuras vividas por Cláudia constroem o eclético musical, que passa por vários momentos icônicos de sua carreira.

Não estão presentes todos os personagens e a escolha foi pelos mais estereotipados e mais teatrais, afinal, é um espetáculo que fala da relação da atriz e bailarina com o próprio teatro e também sobre como ele a acolheu.

“O Miguel foi incrível. Ele pegou clássicos que eu fiz, como Sweet Charity, o beijo da mulher aranha, e transformou letras contando minha história. É gostoso, alegre e muito emocionante.”

FIGURAS IMPORTANTES

Assim como sua mãe Odete e sua irmã Olenka, o coreógrafo americano Lennie Dale, o grande diretor de TV Walter Clark e outras pessoas primordiais no início de sua carreira também estão em cena.

TRAJETÓRIA

As passagens mais transformadoras de sua vida estão presentes: a ida para Nova York e o contato com os musicais, a arte de Bob Fosse, a viagem para a Argentina, a experiência com o corpo de baile do teatro Cólon, a estreia em Chorus Line, a passagem pelo teatro de revista e a entrada no mundo televisivo.

CURIOSIDADES

Além de um dos vestidos de Cláudia ter 250 mil pedras preciosas, o espetáculo conta com 14 atores em cena, 32 técnicos, 110 profissionais envolvidos, 400 horas de ensaio, 8 músicos na orquestra, mais de 200 figurinos e 10 trocas de roupa de Cláudia com apenas 1 minuto para cada troca.

SERVIÇO

Temporada: De 24 de julho a 18 de outubro de 2015
Horário: Quinta, 21h; Sexta, 21h; Sábado, 18h30 e 21h; Domingo, 18h
Preço: De R$25 a R$100


Por Nathália Tourais

Atualizado em 2 Ago 2015.

Mais notícias

Mais de 10 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em abril de 2019

Teatro

8 peças de teatro infantis para assistir em abril de 2019

Teatro

9 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em abril de 2019

Teatro

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro