Guia da Semana
Teatro
Por Juliana Andrade

Coletivo ocupa antiga Escola de Ballet do Teatro Municipal de São Paulo

Artistas do Laboratório Compartilhado propõe atividades artísticas e culturais no prédio ocioso.

Laboratório Compartilhado ocupou o espaço dia 02 de maio de 2014 (Reprodução)

Lembra quando falamos aqui no Guia da Semana que a galera do Ateliê Compartilhado havia ocupado a Casa Amarela, em São Paulo? Agora foi a vez da antiga sede da Escola de Ballet do Teatro Muncipal, no Vale do Anhangabaú, ganhar novos frequentadores.

Um coletivo de artistas atuantes no centro e outras regiões de São Paulo chamado Laboratório Compartilhado, ocupou o prédio às 23:30h do dia 02 de maio trazendo novos ares para o espaço.

A ideia principal da iniciativa é dar vida a um imóvel ocioso que está situado em um local estratégico e assim desenvolver atividades artísticas e culturais que o coletivo propõe.

Durante a ocupação, o Laboratório Compartilhado dará continuidade a um trabalho do grupo que já acontece há três anos na região como oficinas, laboratórios, cozinha experimental e outras atividades que são reconhecidas pela prefeitura da cidade.

Segundo uma carta aberta liberada em uma página oficial no Facebook, o grupo reforça que o “coletivo dos artistas tem absoluta competência para implementar” todas as atividades culturais propostas, mas “apesar do histórico positivo, construído nestes três anos de atividades, vários participantes e artistas voluntários já foram constrangidos pela forças de repressão da GCM e PM.”

O Laboratório Compartilhado conta com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro, Movimento de Ocupação de Espaços Ociosos, Atelie Compartilhado Casa Amarela, além de vários artistas independentes. 


Por Juliana Andrade

Atualizado em 8 Jul 2015.

Mais notícias

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

6 motivos para assistir à peça “Dogville”, com Mel Lisboa e Fábio Assunção

Teatro

Peças de teatro e musicais para assistir em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Teatro

16 musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2019

Teatro