Guia da Semana

Lembra quando falamos aqui no Guia da Semana que a galera do Ateliê Compartilhado havia ocupado a Casa Amarela, em São Paulo? Agora foi a vez da antiga sede da Escola de Ballet do Teatro Muncipal, no Vale do Anhangabaú, ganhar novos frequentadores.

Um coletivo de artistas atuantes no centro e outras regiões de São Paulo chamado Laboratório Compartilhado, ocupou o prédio às 23:30h do dia 02 de maio trazendo novos ares para o espaço.

A ideia principal da iniciativa é dar vida a um imóvel ocioso que está situado em um local estratégico e assim desenvolver atividades artísticas e culturais que o coletivo propõe.

Durante a ocupação, o Laboratório Compartilhado dará continuidade a um trabalho do grupo que já acontece há três anos na região como oficinas, laboratórios, cozinha experimental e outras atividades que são reconhecidas pela prefeitura da cidade.

Segundo uma carta aberta liberada em uma página oficial no Facebook, o grupo reforça que o “coletivo dos artistas tem absoluta competência para implementar” todas as atividades culturais propostas, mas “apesar do histórico positivo, construído nestes três anos de atividades, vários participantes e artistas voluntários já foram constrangidos pela forças de repressão da GCM e PM.”

O Laboratório Compartilhado conta com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro, Movimento de Ocupação de Espaços Ociosos, Atelie Compartilhado Casa Amarela, além de vários artistas independentes.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 8 Jul 2015.