Guia da Semana

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro. Criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI), mesma data da criação do Teatro das Nações, em Paris.

Entre tantos gêneros, os musicais parecem ter ganhado de vez a simpatia do público carioca. Uma das últimas estreias, Como vencer na vida sem fazer força, está em cartaz no Teatro Oi Casa Grande. Da consagrada dupla Charles Moëles e Claudio Botelho, a peça é estrelada por Luiz Fernando Guimarães e Gregorio Duvivier, e conta a história de J. Pierrepont Finch, um bajulador de quinta categoria.


Gregorio Duvivier e Luiz Fernando Guimarães


Rock in Rio - O Musical
está nas últimas semanas. A peça é embalada por 50 sucessos que marcaram as edições do Rock in Rio no Brasil nos anos de 1985, 1991, 2001 e 2011, e tenta mostrar quais são as emoções e transformações que a música é capaz de provocar nas pessoas.


Rock in Rio - O Musical

Continuando pelo gênero, um dos maiores públicos no Rio tem sido A Família Addams, assinada por Claudio Botelho. A peça é estrelada por Marisa Orth e Daniel Boaventura, contando a história de uma das famílias mais queridas do cinema e TV.

Esta é a última semana para assistir a Ary Barroso e Jacinta. Ambas serão exibidas até dia 31 de março. Dirigida e estrelada por Diogo Vilela, Ary Barroso traça a trajetória do cantor, radialista, locutor esportivo e apresentador, que compôs o clássico Aquarela do Brasil. A segunda, Jacinta é vivida por Andréa Beltrão, onde é atriz desastrada que se exila no Brasil após provocar a morte de monarca em Portugal no século XVI. A direção musical é de Branco Mello, dos Titãs.


Diogo Vilela vive Ary Barroso no musical

Passando para outros gêneros, quem quiser rir um pouco, Pirou?! é da mesma roteirista de "Doidas e Santas", aquela que fez bastante sucesso com Cissa Guimarães. Além dessa, o apresentador do CQC Marco Luque apresenta seu monólogo Labutaria entre os dias 02 e 10 de abril.


Marco Luque em curtíssima temporada no Rio

Para quem quiser se emocionar um pouco, pode escolher Thérèse Raquin, um grande clássico do teatro mundial, com texto de Émile Zola e aqui estrelado por Gláucia Rodrigues.

Ainda pesando na carga emocional, o público tem até o próximo dia 31 de março para ver Sexton, peça livremente inspirada na vida e obra da poetisa confessional norte-americana Anne Sexton.


Sexton está em cartaz no CCBB

Entre tantas boas opções em cartaz, vale ainda destacar Pequenas Peças, inspirada na obra de Clarice Lispector, além de Edukators, uma adaptação do sucesso mundial de Hans Weingartner, indicado à Palma de Ouro em 2004.

E você, qual já viu ou gostaria de ver?

Por Marco Sá

Atualizado em 27 Mar 2013.