Guia da Semana

Confira os espetáculos que estreiam na semana e monte sua programação! O Guia da Semana preparou um roteiro para você aproveitar a cena cultural da cidade.

10 de fevereiro

O bailarino e coreógrafo Cristian Duarte apresenta o espetáculo solo HOT 100 - The Hot One Hundred Choreographers, no Teatro Cultura Inglesa - Pinheiros. O ponto de partida e de inspiração para a concepção da montagem foi a obra do artista escocês Peter Davies, que elencou em uma tela multicolorida uma lista de cem artistas/obras de sua preferência, que ele chamou de The hot one hundred.

O enredo de Esconderijo transita pelas paixões em suas diversas manifestações e pelas relações amorosas: três histórias de amor são marcadas por desencontros e afetos perdidos. O elenco é formado por Aline Abovsky, Renato Bisoni e Lívia Prestes. No Teatro Augusta.

O espetáculo Se eu Cozinho... Não Lavo! tem texto de Rodolfo Rocha Carvalhinho e direção de Edson Havilá. Na trama, a vida de Fábio muda radicalmente com a chegada de uma amiga de sua tia, vinda do interior, para trabalhar como doméstica em sua casa. No Teatro Zanoni Ferrite.

O monólogo O Estrangeiro, com atuação de Guilherme Leme e direção de Vera Holtz, é uma adaptação do livro homônimo do filósofo e escritor franco-argelino Albert Camus, lançado em 1942. O palco para a adaptação é o Teatro Cacilda Becker.

No conto A Construção, uma criatura constrói uma toca subterrânea para se proteger dos perigos do mundo externo. No palco, o ator Caco Ciocler é Franz Kafka escrevendo em seu quarto, madrugada adentro, tomando cuidado para não acordar o pai que dorme no quarto ao lado. A peça retrata o exato momento do processo de criação dessa trama de 1923 no Sesc Pompeia.

11 de fevereiro

Com direção de Nelson Baskerville e texto de Nelson Rodrigues, a peça Os Sete Gatinhos conta a história de uma família inteira que se joga num objetivo insano: todos se sacrificam, da forma mais impura, para que a irmã mais nova Silene, case-se virgem num riquíssimo ritual. No Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

Entre os dias 11 de fevereiro e 19 de março de 2012, a Oficina Cultural Oswald de Andrade receberá a última temporada, com entrada franca, do espetáculo O Idiota - Uma Novela Teatral, da Mundana Companhia. Baseada na obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski, a montagem acaba de retornar de Bruxelas, onde se apresentou no Festival de Artes EUROPALIA.

14 de fevereiro

A comédia musical Pelo Telephone traz clássicos da MPB e a história do telefone. O espetáculo, com direção de João Sanches e texto de Claudio Simões (ao lado do próprio Sanches), traz a memória musical brasileira. No Teatro Itália.

16 de fevereiro

O espetáculo Meuteunoseu & Convidados - Stand up Comedy e Outros Surtos mistura stand up com esquetes e personagens e está em cartaz nos teatros Cacilda Becker e Zanoni Ferrite. O espetáculo combina o formato conhecido como stand up comedy, improvisos e esquetes com personagens.

Por Camila Boehm

Atualizado em 9 Mar 2012.