Guia da Semana
Teatro
Por Camila Boehm

Estreias no Teatro - 13 a 19 de janeiro

Saiba quais são os novos espetáculos em cartaz e monte sua programação.

Balangangueri, o Lugar Onde Ninguém Mais Ri, no Espaço dos Fofos (João Caldas/Divulgação)

Para você aproveitar os eventos culturais de São Paulo, o Guia da Semana preparou um roteiro com espetáculos teatrais. Confira as estreias!

13 de janeiro

Depois de encenar peças de Brian Friel, Marie Jones e Bernard Shaw, a Cia. Ludens apresenta Balangangueri, o Lugar Onde Ninguém Mais Ri, texto de 1985 de Tom Murphy, ao lado de Friel, dois dos mais importantes dramaturgos da Irlanda. O espetáculo cumpre temporada no Espaço dos Fofos.

O Teatro Gazeta recebe a comédia A História de Nós 2 que explora os estereótipos de um casal contemporâneo, Edu (Marcelo Valle) e Lena (Alexandra Richter). Na trama, enquanto o rapaz se divide entre o desejo de investir na carreira, a vontade de manter o casamento e o sonho de ser livre, ela encontra dificuldade para harmonizar o lado profissional com maternidade e paixão.

Escrita em 1978, A Serpente é a última peça de Nelson Rodrigues. A trama conta a história de duas irmãs que vivem no mesmo apartamento com os maridos e os possíveis relacionamentos que essa situação pode prover. A tragédia fica em cartaz no Teatro Ruth Escobar até 1º de abril. 

Até 12 de fevereiro acontece, no Teatro Itália, a temporada de Mulheres Insanas, da Terça Insana Produções Artísticas. Além de personagens inéditas, o espetáculo apresenta algumas que fizeram parte dos cerca de 380 espetáculos criados pela Terça Insana desde 2001.

Em São Paulo, o Teatro Anhembi Morumbi é palco do espetáculo Vicente Celestino - A Voz Orgulho do Brasil. Em cena Ricca Barros vive o papel título do musical que retrata a vida e as canções de um dos um dos mais importantes cantores brasileiros do século 20.

Após várias temporadas em 2011, a montagem Mambo Italiano chega ao Teatro Juca Chaves. O espetáculo fez sucesso em países como Canadá e Estados Unidos e tem texto assinado pelo roteirista canadense Steve Galluccio.

Ricardo Pais retorna ao Teatro Paulo Autran no Sesc Pinheiros trazendo Sombras - A nossa Tristeza é uma Imensa Alegria, sua mais recente criação e mescla fala, canto, vídeo e dança para construir um espetáculo cênico-musical que evoca o imaginário e o ideário portugueses.

Com texto e direção assinados por Renato Scarpin, que também estrela o espetáculo, Engolindo Sapo pra um Dia Comer Perereca é uma comédia que mescla o improviso, característica do stand-up, com personagens que se renovam a cada apresentação. No Teatro Ruth Escobar.

Três Homens Baixos, no Teatro Jaraguá, leva os atores Walter Breda, Carlo Briani e Orlando Vieira ao palco do Teatro Jaraguá. A peça comédia de costumes sobre as facetas do universo masculino, revelada a partir do ponto de vista dos personagens Ciro (professor universitário), Samuca (banqueiro de jogo do bicho) e Titi (publicitário clichê).

O ator Cacá Carvalho retorna a São Paulo para apresentar a montagem A Poltrona Escura, em temporada no Sesc Pompeia. Com direção do italiano Roberto Bacci, o espetáculo se baseia em contos retirados dos livros Berecche e La Guerra e Candelora, do dramaturgo italiano Luigi Pirandello.

O espetáculo Trair e Coçar é só Começar está em cartaz no Teatro Bibi Ferreira. Escrita por Marcos Caruso, a comédia completa 25 anos de carreira ininterrupta.

A comédia As Filhas da Mãe é baseada em fatos reais, vividos pelo dramaturgo Ronaldo Ciambroni ao longo de seus trabalhos em diversas emissoras de televisão. O espetáculo retrata a vida de Diva Maria, que tem duas filhas bonitas, mas desprovidas de talento. No Teatro Brigadeiro.

14 de janeiro

O Teatro Ruth Escobar recebe a peça Casa, Comida e Alma Lavada! que tem como mote o relacionamento do casal Tânia Mara e Luís Alberto, casados há muitos anos. A comédia mostra a dinâmica da relação amorosa e a transformação do casal, desde o romantismo açucarado do namoro até a implicância com as manias e defeitos nos dias de hoje. 

Com texto do autor norte-americano Joe Carlarco, a peça R & J de Shakespeare - Juventude Interrompida faz releitura moderna do clássico Romeu e Julieta, sendo encenada apenas por homens sob direção de João Fonseca. No Sesc Belenzinho.

Localizada na Avenida Paulista, a Casa das Rosas abriga o espetáculo Valsa Nº 6. A montagem do texto dramático de Nelson Rodrigues é estrelada pela atriz Ligia Paula Machado e conta com direção de Dan Rosseto.

18 de janeiro

O espetáculo Comício Gargalhada, com Rodrigo Sant'Anna, que traz uma grande sátira aos comícios eleitorais, estreia no HSBC Brasil. A história começa quando Adelaide, uma pedinte, invade o Palco-Palanque e começa a falar de sua plataforma política.

Em Ator Mentada, a atriz e dramaturga Mara Carvalho se une a três músicos para contar e cantar um pouco de sua vida, revelando suas decepções e alegrias com muito humor. No Teatro Nair Bello.

19 de janeiro

O Teatro Ruth Escobar recebe a peça Aquilo não Cabe no Caixão. Na comédia, Augusto é gerente de uma agência funerária e tenta conduzir seu primeiro funeral junto com dois assistentes – Silvestre e Ioninho - atrapalhados e desorganizados.

A Bailarina Vai às Compras, em cartaz no Espaço Satyros Um, releva um transexual nos corredores de um supermercado. Com o carrinho repleto de necessidades básicas e impossibilitado de pagar as compras, ele percorre o supermercado de volta, devolvendo os produtos nas prateleiras.

No espetáculo Então... Deu no que Deu, a artista Nany People brinca com fatos do dia-a-dia e ressalta as diferenças entre homens e mulheres. Além disso, ela também satiriza sua passagem pelo reatily show A Fazenda. No Teatro Nair Bello.


Por Camila Boehm

Atualizado em 10 Abr 2012.

Mais notícias

22 espetáculos de Stand Up Comedy imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

13 peças infantis imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

12 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

9 peças infantis imperdíveis em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

Mais de 20 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em agosto de 2019

Teatro