Guia da Semana

Para você aproveitar os eventos culturais de São Paulo, o Guia da Semana preparou um roteiro com espetáculos teatrais. Confira as estreias!

13 de janeiro

Depois de encenar peças de Brian Friel, Marie Jones e Bernard Shaw, a Cia. Ludens apresenta Balangangueri, o Lugar Onde Ninguém Mais Ri, texto de 1985 de Tom Murphy, ao lado de Friel, dois dos mais importantes dramaturgos da Irlanda. O espetáculo cumpre temporada no Espaço dos Fofos.

O Teatro Gazeta recebe a comédia A História de Nós 2 que explora os estereótipos de um casal contemporâneo, Edu (Marcelo Valle) e Lena (Alexandra Richter). Na trama, enquanto o rapaz se divide entre o desejo de investir na carreira, a vontade de manter o casamento e o sonho de ser livre, ela encontra dificuldade para harmonizar o lado profissional com maternidade e paixão.

Escrita em 1978, A Serpente é a última peça de Nelson Rodrigues. A trama conta a história de duas irmãs que vivem no mesmo apartamento com os maridos e os possíveis relacionamentos que essa situação pode prover. A tragédia fica em cartaz no Teatro Ruth Escobar até 1º de abril.

Até 12 de fevereiro acontece, no Teatro Itália, a temporada de Mulheres Insanas, da Terça Insana Produções Artísticas. Além de personagens inéditas, o espetáculo apresenta algumas que fizeram parte dos cerca de 380 espetáculos criados pela Terça Insana desde 2001.

Em São Paulo, o Teatro Anhembi Morumbi é palco do espetáculo Vicente Celestino - A Voz Orgulho do Brasil. Em cena Ricca Barros vive o papel título do musical que retrata a vida e as canções de um dos um dos mais importantes cantores brasileiros do século 20.

Após várias temporadas em 2011, a montagem Mambo Italiano chega ao Teatro Juca Chaves. O espetáculo fez sucesso em países como Canadá e Estados Unidos e tem texto assinado pelo roteirista canadense Steve Galluccio.

Ricardo Pais retorna ao Teatro Paulo Autran no Sesc Pinheiros trazendo Sombras - A nossa Tristeza é uma Imensa Alegria, sua mais recente criação e mescla fala, canto, vídeo e dança para construir um espetáculo cênico-musical que evoca o imaginário e o ideário portugueses.

Com texto e direção assinados por Renato Scarpin, que também estrela o espetáculo, Engolindo Sapo pra um Dia Comer Perereca é uma comédia que mescla o improviso, característica do stand-up, com personagens que se renovam a cada apresentação. No Teatro Ruth Escobar.

Três Homens Baixos, no Teatro Jaraguá, leva os atores Walter Breda, Carlo Briani e Orlando Vieira ao palco do Teatro Jaraguá. A peça comédia de costumes sobre as facetas do universo masculino, revelada a partir do ponto de vista dos personagens Ciro (professor universitário), Samuca (banqueiro de jogo do bicho) e Titi (publicitário clichê).

O ator Cacá Carvalho retorna a São Paulo para apresentar a montagem A Poltrona Escura, em temporada no Sesc Pompeia. Com direção do italiano Roberto Bacci, o espetáculo se baseia em contos retirados dos livros Berecche e La Guerra e Candelora, do dramaturgo italiano Luigi Pirandello.

O espetáculo Trair e Coçar é só Começar está em cartaz no Teatro Bibi Ferreira. Escrita por Marcos Caruso, a comédia completa 25 anos de carreira ininterrupta.

A comédia As Filhas da Mãe é baseada em fatos reais, vividos pelo dramaturgo Ronaldo Ciambroni ao longo de seus trabalhos em diversas emissoras de televisão. O espetáculo retrata a vida de Diva Maria, que tem duas filhas bonitas, mas desprovidas de talento. No Teatro Brigadeiro.

14 de janeiro

O Teatro Ruth Escobar recebe a peça Casa, Comida e Alma Lavada! que tem como mote o relacionamento do casal Tânia Mara e Luís Alberto, casados há muitos anos. A comédia mostra a dinâmica da relação amorosa e a transformação do casal, desde o romantismo açucarado do namoro até a implicância com as manias e defeitos nos dias de hoje.

Com texto do autor norte-americano Joe Carlarco, a peça R & J de Shakespeare - Juventude Interrompida faz releitura moderna do clássico Romeu e Julieta, sendo encenada apenas por homens sob direção de João Fonseca. No Sesc Belenzinho.

Localizada na Avenida Paulista, a Casa das Rosas abriga o espetáculo Valsa Nº 6. A montagem do texto dramático de Nelson Rodrigues é estrelada pela atriz Ligia Paula Machado e conta com direção de Dan Rosseto.

18 de janeiro

O espetáculo Comício Gargalhada, com Rodrigo Sant'Anna, que traz uma grande sátira aos comícios eleitorais, estreia no HSBC Brasil. A história começa quando Adelaide, uma pedinte, invade o Palco-Palanque e começa a falar de sua plataforma política.

Em Ator Mentada, a atriz e dramaturga Mara Carvalho se une a três músicos para contar e cantar um pouco de sua vida, revelando suas decepções e alegrias com muito humor. No Teatro Nair Bello.

19 de janeiro

O Teatro Ruth Escobar recebe a peça Aquilo não Cabe no Caixão. Na comédia, Augusto é gerente de uma agência funerária e tenta conduzir seu primeiro funeral junto com dois assistentes – Silvestre e Ioninho - atrapalhados e desorganizados.

A Bailarina Vai às Compras, em cartaz no Espaço Satyros Um, releva um transexual nos corredores de um supermercado. Com o carrinho repleto de necessidades básicas e impossibilitado de pagar as compras, ele percorre o supermercado de volta, devolvendo os produtos nas prateleiras.

No espetáculo Então... Deu no que Deu, a artista Nany People brinca com fatos do dia-a-dia e ressalta as diferenças entre homens e mulheres. Além disso, ela também satiriza sua passagem pelo reatily show A Fazenda. No Teatro Nair Bello.

Por Camila Boehm

Atualizado em 10 Abr 2012.