Guia da Semana
Teatro
Por Camila Boehm

Estreias no Teatro - 14 a 20 de outubro

Descubra quais peças passam a ocupar os palcos da cidade e monte a sua programação cultural.

Atores travam embate na trama de Circuito Ordinário (Otávio Dias/Divulgação)

Confira os novos espetáculos que entram em cartaz na cidade! O Guia da Semana elaborou um roteiro com novidades que incluem comédia, musical, clássico e outros.

14 de outubro

O espetáculo Circuito Ordinário, no Teatro Eva Herz, apresenta uma informante e um comissário que se reúnem para discutir o sistema de delação de um Estado. A reunião é pano de fundo para que aconteça um jogo de poderes e o público escolhe em quem acreditar.

Assombrações do Recife Velho reestreia no Espaço dos Fofos e mostra personagens populares narrando histórias de fantasmas que assombravam a região nordestina. Figuras como o Lobisomem e o Papa-figo são relembradas com humor e mistério.

O musical Oh, Brother, de Donald Driver, fica em cartaz no Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros até dezembro. Inspirada na Comédia dos Erros, de Shakespeare, a montagem é encenada em inglês por 26 atores que cantam e dançam ao som das músicas de Michael Valenti.

O Bom e Velho Show de Calouros, em cartaz no N.Ex.T. é um espetáculo de comédia e improviso, no qual atores e público, apresentam seu talento e são julgados por uma banca de jurados inspirados em perfis reais. Cada apresentação conta com novos números e participantes.

Já Prometheus – A Tragédia do Fogo, em cartaz no Teatro da USP, trata do mito da origem dos humanos. A narrativa inclui a criação do homem, a separação dos deuses e dos homens, dos irmãos Prometeu e Epimeteu, o roubo do fogo, entre outros.

15 de outubro

O espetáculo Balangangueri, o Lugar Onde Ninguém Mais Ri, texto de 1985 de Tom Murphy, um dos mais importantes dramaturgos da Irlanda, estreia no SESC Belenzinho. A história envolve cidadãos que deixaram de rir e não acham mais graça em nada.

Medéia Zero, baseado na obra de Eurípedes, faz curta temporada no Teatro Macunaíma. Com proposta inovadora, o clássico grego ganha ritos e símbolos mais abranges, de diferentes povos e culturas.

A obra Tryst, do Teatro Indac, é ambientada em um tempo em que já não se pode mais ter contato com as emoções, memórias e até com a própria identidade. A trama mostra os conflitos de uma mulher que se vê à margem do sistema em que vive e tem a sua força de trabalho dispensada.

A Cia. Pessoal do Faroeste entra em cartaz com a peça Cine Camaleão – A Boca do Lixo, na Sede Luz de Faroeste. Há dez anos envolvido na produção de espetáculos com temáticas relacionadas à história do centro paulistano, desta vez o enfoque do grupo será sobre a Boca do Lixo.

18 de outubro

No projeto Fritada, de Diogo Portugal, ele e mais seis humoristas recebem um convidado para ser o “frito” na noite, com perguntas ácidas e respostas divertidas. A personalidade da vez será o polêmico Alexandre Frota e o local é o Teatro das Artes.

Maior ícone do flamenco de todos os tempos e o principal nome da história da dança espanhola, Antonio Gades é ainda a alma da Companhia Antonio Gades, que está de volta ao Brasil para uma turnê com o espetáculo Carmen. O palco é o Teatro Bradesco.

20 de outubro

O espetáculo Cidade foi concebido por meio de pesquisa nas cinco regiões de São Paulo e revela situações e sonoridades presentes na metrópole. No palco da Galeria Olido, sete bailarinos e quatro músicos apresentam situações que remetem ao dia a dia do paulistano.

Baseado na ideia de humanidade expandida, em que corpos e tecnologia são uma extensão, o espetáculo Cabaret Stravaganza cumpre temporada no Espaço Satyros Um, localizado na Praça Roosevelt. A peça utiliza recursos multimídia, internet e telefonia, numa sequência de cenas e intervenções performativas.


Por Camila Boehm

Atualizado em 10 Abr 2012.

Mais notícias

22 espetáculos de Stand Up Comedy imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

13 peças infantis imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

12 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

9 peças infantis imperdíveis em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

Mais de 20 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em agosto de 2019

Teatro