Guia da Semana

Toda semana novos espetáculos entram em cartaz na cidade. O Guia da Semana preparou um roteiro para os interessados nas novidades da cena cultural em São Paulo.

>> Veja também as estreias no cinema
>> Confira dicas de programas culturais imperdíveis
>> Fernanda Montenegro reestreia Viver Sem Tempos Mortos

7 de outubro

O grupo Los Comédias reestreia seu show de humor no Teatro Juca Chaves e fica em cartaz até 11 de novembro. Em novo formato, o público confere esquetes, improvisos, sátiras, paródias, vídeos e músicas.

Em Entre Quatro Paredes, três personagens são colocados juntos em uma sala sem espelhos e sem saída. Confira o desenrolar da trama e suas surpresas em um texto Jean Paul Sartre, no Teatro Macunaíma até 16 de outubro.

Depois de dar vida à Silvério Duarte na novela Cordel Encantado, o ator Maurício Machado sobe ao palco do N.Ex.T. com a peça Solidão, a Comédia para interpretar cinco personagens. A trama, que tende para o humor besteirol, fica em cartaz até 27 de novembro.

O espetáculo Luis Antonio - Gabriela expõe experiências reais do diretor teatral Nelson Baskerville baseadas na figura do irmão homossexual. A história do personagem, que se distanciou da família, assumiu outra sexualidade distante de casa, viveu como estrela da noite em uma cidade espanhola, era viciado em cocaína e convivia com o vírus HIV, será contada na Funarte até 18 de dezembro.

Rútilo Nada é baseado em novela homônima da escritora Hilda Hilst, no ensaio O Amigo, do filósofo Giorgio Agamben e em obra do artista plástico Francis Bacon. Confira a coreografia que busca discutir os limites do desejo e as relações socialmente intoleráveis no Viga Espaço Cênico até 28 de outubro.

8 de outubro

Broadway Babies 2.0, em cartaz na Livraria da Vila até 27 de novembro, foi criado por Wellington Nogueira e Christianne Neves, um ator/cantor e uma pianista especialistas em repertório de teatro musical. A trama conta a trajetória no mundo dos espetáculos da Broadway.

O espetáculo contemporâneo Objeto Gritante, da Companhia Maurício de Oliveira & Siameses, fica em cartaz entre até 16 de outubro, no Teatro Sérgio Cardoso. O evento faz parte do programa Teatro de Dança, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Com uma mistura de teatro, performance e instalação, o solo Portar(ia) Silêncio, é apresentado no Centro Cultural São Paulo. Com a questão “que nordeste é esse que vive em São Paulo?”, o diretor e ator João Júnior registrou em vídeo nove entrevistas com migrantes e o conteúdo é apresentado durante o espetáculo.

A grande dama do teatro brasileiro reestreia o monólogo Viver Sem Tempos Mortos. Em cena, Fernanda Montenegro dá vida à Simone de Beauvoir.

12 de outubro

O espetáculo Mantenha Fora do Alcance das Crianças, do grupo [pH2]: estado de teatro, estará no Teatro João Caetano até 26 de outubro. Neste trabalho, o foco é a histeria, com violentos fluxos verbais e explosões de crises.

13 de outubro

A comédia Cala Boca Já Morreu, que fica em cartaz no Teatro Commune até 25 de outubro, trata com bom humor a história de brasileiros migrantes que chegam a São Paulo. A peça ilustra como os migrantes podem ser presas fáceis para a exploração, desemprego, desrespeito, violência e miséria.

No Teatro Alfa, o coreógrafo Akram Khan e sua companhia apresentam dois trabalhos recentes: Vertical Road (dias 13 e 14) e o solo Gnosis (dias 15 e 16). O artista é reconhecido pela capacidade de levar ao palco temas contemporâneos permeados pela tradição da dança kathak clássica.

Por Camila Boehm

Atualizado em 10 Abr 2012.