Guia da Semana
Teatro
Por Camila Boehm

Estreias no Teatro - 7 a 13 de outubro

O Guia da Semana selecionou o que entra em cartaz esta semana em São Paulo.

Los Comédias levam ao palco esquetes, improvisos, paródias e muito mais (Luiz Aymar/Divulgação)

Toda semana novos espetáculos entram em cartaz na cidade. O Guia da Semana preparou um roteiro para os interessados nas novidades da cena cultural em São Paulo.

>> Veja também as estreias no cinema
>> Confira dicas de programas culturais imperdíveis
>> Fernanda Montenegro reestreia Viver Sem Tempos Mortos

7 de outubro

O grupo Los Comédias reestreia seu show de humor no Teatro Juca Chaves e fica em cartaz até 11 de novembro. Em novo formato, o público confere esquetes, improvisos, sátiras, paródias, vídeos e músicas.

Em Entre Quatro Paredes, três personagens são colocados juntos em uma sala sem espelhos e sem saída. Confira o desenrolar da trama e suas surpresas em um texto Jean Paul Sartre, no Teatro Macunaíma até 16 de outubro. 

Depois de dar vida à Silvério Duarte na novela Cordel Encantado, o ator Maurício Machado sobe ao palco do N.Ex.T. com a peça Solidão, a Comédia para interpretar cinco personagens. A trama, que tende para o humor besteirol, fica em cartaz até 27 de novembro.

O espetáculo Luis Antonio - Gabriela expõe experiências reais do diretor teatral Nelson Baskerville baseadas na figura do irmão homossexual. A história do personagem, que se distanciou da família, assumiu outra sexualidade distante de casa, viveu como estrela da noite em uma cidade espanhola, era viciado em cocaína e convivia com o vírus HIV, será contada na Funarte até 18 de dezembro.

Rútilo Nada é baseado em novela homônima da escritora Hilda Hilst, no ensaio O Amigo, do filósofo Giorgio Agamben e em obra do artista plástico Francis Bacon. Confira a coreografia que busca discutir os limites do desejo e as relações socialmente intoleráveis no Viga Espaço Cênico até 28 de outubro.

8 de outubro

Broadway Babies 2.0, em cartaz na Livraria da Vila até 27 de novembro, foi criado por Wellington Nogueira e Christianne Neves, um ator/cantor e uma pianista especialistas em repertório de teatro musical. A trama conta a trajetória no mundo dos espetáculos da Broadway.

O espetáculo contemporâneo Objeto Gritante, da Companhia Maurício de Oliveira & Siameses, fica em cartaz entre até 16 de outubro, no Teatro Sérgio Cardoso. O evento faz parte do programa Teatro de Dança, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Com uma mistura de teatro, performance e instalação, o solo Portar(ia) Silêncio, é apresentado no Centro Cultural São Paulo. Com a questão “que nordeste é esse que vive em São Paulo?”, o diretor e ator João Júnior registrou em vídeo nove entrevistas com migrantes e o conteúdo é apresentado durante o espetáculo.

A grande dama do teatro brasileiro reestreia o monólogo Viver Sem Tempos Mortos. Em cena, Fernanda Montenegro dá vida à Simone de Beauvoir.

12 de outubro

O espetáculo Mantenha Fora do Alcance das Crianças, do grupo [pH2]: estado de teatro, estará no Teatro João Caetano até 26 de outubro. Neste trabalho, o foco é a histeria, com violentos fluxos verbais e explosões de crises.

13 de outubro

A comédia Cala Boca Já Morreu, que fica em cartaz no Teatro Commune até 25 de outubro, trata com bom humor a história de brasileiros migrantes que chegam a São Paulo. A peça ilustra como os migrantes podem ser presas fáceis para a exploração, desemprego, desrespeito, violência e miséria.

No Teatro Alfa, o coreógrafo Akram Khan e sua companhia apresentam dois trabalhos recentes: Vertical Road (dias 13 e 14) e o solo Gnosis (dias 15 e 16). O artista é reconhecido pela capacidade de levar ao palco temas contemporâneos permeados pela tradição da dança kathak clássica.


Por Camila Boehm

Atualizado em 10 Abr 2012.

Mais notícias

22 espetáculos de Stand Up Comedy imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

13 peças infantis imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

12 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

9 peças infantis imperdíveis em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

Mais de 20 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em agosto de 2019

Teatro