Guia da Semana

A maior maratona teatral brasileira está prestes a começar. Entre os dias 16 e 26 de março, o Festival de Teatro de Curitiba (FTC) deste ano apresenta 226 espetáculos, além de cursos, oficinas, lançamentos de livros e outras atividades que marcam a movimentada programação do evento desde 1992.

Das 226 montagens, 19 fazem parte da Mostra Oficial (8 do Rio de Janeiro, 7 de São Paulo, 2 de Minas Gerais, 1 de Santa Catarina e 1 do Paraná), que apresenta quatro estréias nacionais. São elas Amores Surdos (Grupo Espanca!, Minas Gerais), Fala Zé (monólogo estrelado por José de Abreu), Hércules (montagem conjunta das companhias paulistanas Parlapatões e Pia Fraus) e Mirandolina (da Ator Cômico Produções Artísticas, de Curitiba). Completam a grade da Mostra Oficial: A Descoberta das Américas; A Mulher Desiludida; Bakulo - Os Bem Lembrados; ...E o Céu Uniu Dois Corações; Hygiene; Nossa Casa de Boneca; O Amor Imortal de Antonio e Cleópatra; O Auto do Circo; Oração para um Pé de Chinelo (foto ao lado); Otelo da Mangueira; Prego na Testa; Rastro de Luz - Molly Sweeney; Sonho de um Homem Ridículo (foto acima); Um Homem É um Homem; e Werther.

Outros 41 espetáculos (28 provenientes de Curitiba) serão mostrados pela primeira vez durante os 11 dias de festival, dentro do Fringe. O Paraná lidera o ranking de participações neste FTC 2006. Ao todo, são 122 peças contra 48 de São Paulo, 31 do Rio de Janeiro e 18 de Minas Gerais. Os outros estados brasileiros que compõem a grade de apresentações são Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Portugal participará com um título, Lost in Space.

Na sua 15ª edição, ininterruptamente, o festival traz um menu de opções bastante variado, como de costume. Na programação, há espetáculos de todos os gêneros, mas a supremacia da comédia se confirma mais uma vez: são 87 comédias adultas e infantis, contra 69 dramas e 20 tragicomédias. Além disso, dança, teatro documental, romances, circo, teatro do absurdo, horror, performances, humor negro, suspense, obras poéticas, nonsense e improvisações são outras classificações encontradas entre as mais de duas centenas de atrações.

Há 27 espetáculos de rua gratuitos, a maioria deles com apresentações marcadas para a Rua XV, Ruínas de São Francisco e Largo da Ordem. Além das performances ao ar livre, o público que resolver embarcar no FTC 2006 também poderá assistir a outros dois espetáculos "na faixa": o circense Cabaré de Varieté (que estará em cartaz no Trip Circo Experimental), e o drama Sobre Outdoors e o Fim do Mundo (com sessões na Casa Vermelha).


VEJA MAIS:

  • Confira a programação da Mostra Oficial

  • Saiba como adquirir o seu ingresso!
  • Atualizado em 6 Set 2011.