Guia da Semana
Teatro
Por Redação Guia da Semana

Festival de Teatro de Curitiba

Edição 2006 apresenta 226 espetáculos entre os dias 16 e 26 de março.

A maior maratona teatral brasileira está prestes a começar. Entre os dias 16 e 26 de março, o Festival de Teatro de Curitiba (FTC) deste ano apresenta 226 espetáculos, além de cursos, oficinas, lançamentos de livros e outras atividades que marcam a movimentada programação do evento desde 1992.

Das 226 montagens, 19 fazem parte da Mostra Oficial (8 do Rio de Janeiro, 7 de São Paulo, 2 de Minas Gerais, 1 de Santa Catarina e 1 do Paraná), que apresenta quatro estréias nacionais. São elas Amores Surdos (Grupo Espanca!, Minas Gerais), Fala Zé (monólogo estrelado por José de Abreu), Hércules (montagem conjunta das companhias paulistanas Parlapatões e Pia Fraus) e Mirandolina (da Ator Cômico Produções Artísticas, de Curitiba). Completam a grade da Mostra Oficial: A Descoberta das Américas; A Mulher Desiludida; Bakulo - Os Bem Lembrados; ...E o Céu Uniu Dois Corações; Hygiene; Nossa Casa de Boneca; O Amor Imortal de Antonio e Cleópatra; O Auto do Circo; Oração para um Pé de Chinelo (foto ao lado); Otelo da Mangueira; Prego na Testa; Rastro de Luz - Molly Sweeney; Sonho de um Homem Ridículo (foto acima); Um Homem É um Homem; e Werther.

Outros 41 espetáculos (28 provenientes de Curitiba) serão mostrados pela primeira vez durante os 11 dias de festival, dentro do Fringe. O Paraná lidera o ranking de participações neste FTC 2006. Ao todo, são 122 peças contra 48 de São Paulo, 31 do Rio de Janeiro e 18 de Minas Gerais. Os outros estados brasileiros que compõem a grade de apresentações são Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Portugal participará com um título, Lost in Space.

Na sua 15ª edição, ininterruptamente, o festival traz um menu de opções bastante variado, como de costume. Na programação, há espetáculos de todos os gêneros, mas a supremacia da comédia se confirma mais uma vez: são 87 comédias adultas e infantis, contra 69 dramas e 20 tragicomédias. Além disso, dança, teatro documental, romances, circo, teatro do absurdo, horror, performances, humor negro, suspense, obras poéticas, nonsense e improvisações são outras classificações encontradas entre as mais de duas centenas de atrações.

Há 27 espetáculos de rua gratuitos, a maioria deles com apresentações marcadas para a Rua XV, Ruínas de São Francisco e Largo da Ordem. Além das performances ao ar livre, o público que resolver embarcar no FTC 2006 também poderá assistir a outros dois espetáculos "na faixa": o circense Cabaré de Varieté (que estará em cartaz no Trip Circo Experimental), e o drama Sobre Outdoors e o Fim do Mundo (com sessões na Casa Vermelha).


VEJA MAIS:

  • Confira a programação da Mostra Oficial

  • Saiba como adquirir o seu ingresso!

  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Mais notícias

    22 espetáculos de Stand Up Comedy imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

    Teatro

    13 peças infantis imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

    Teatro

    12 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

    Teatro

    9 peças infantis imperdíveis em São Paulo em agosto de 2019

    Teatro

    Mais de 20 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em agosto de 2019

    Teatro

    10 peças de teatro e musicais imperdíveis em agosto de 2019

    Teatro