Guia da Semana

As ruas da capital gaúcha viram palco para espetáculos do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre durante os dias 8 a 17 de abril. Em sua quinta edição, o festival conta com 19 grupos de teatro que se apresentarão em praças públicas, parques e em bairros mais pobres da cidade.

Com a intenção de levar a cultura para a população porto-alegrense e estimular a relação do cidadão com a cidade, o 5º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre tem como destaque o grupo Compagnie Houdart-Heuclin, da França, e o criador teatral Roger Bernat, de Barcelona. Além destes, a mostra conta com grupos de São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais e com 4 workshops sobre artes cênicas.

Confira abaixo uma lista com alguns dos melhores espetáculos que passam pelas ruas de Porto Alegre:

Domínio Público


O espetáculo criado pelo espanhol Roger Bernat é uma performance colaborativa. Funciona como um jogo de tabuleiro, no qual grupos de pessoas recebem ordens através de fones de ouvido, contando uma história bizarra e divertida baseada em padrões sociais.

Quando: 14 abril, às 11h, 14h e 17h30 - Parque da Redenção/UFRGS

Padox Dans La Cité


Nesta intervenção urbana, vinte Padox - personagem que abandona o palco e foge para as ruas - são espalhados pela cidade, provocando o cidadão a ter um olhar diferente com o espaço urbano. Os Padox ilustram a rua, criando um elo entre o indivíduo e o coletivo, refletindo a imagem do homem universal.

Quando: 14 abril, 17h – Brique da Redenção

O encontro de Shakespeare com a cultura popular: Romeu e Julieta


A clássica história de Romeu e Julieta é reinventada pelo núcleo de Maracanaú, no Ceará. O romance de Shapeskeare se passa em um terreiro, onde os personagens Mateus, Catarina, Jaraguá, príncipes e guerreiros participam da briga entre os Montecchio e os Capuleto. Este espetáculo também conta com músicas tocadas e cantadas pelos atores e é indicado para todas as idades.

Quando: 14 abril, 15h – Brique da Redenção/Próximo ao Monumento do Expedicionário

A serpentina ou meu amigo Nelson


Inspirado na peça "A serpente", de Nelson Rodrigues, a apresentação do grupo gaúcho Pindaibanos tem como universo os antigos carnavais, contando a história de Guida e Lígia, irmãs que nunca mais serão as mesmas depois de uma noite de carnaval.

Quando: 14 abril, 12h – Brique da Redenção/José Bonifácio

Por Gabriela Silva Cavalheiro dos Santos

Atualizado em 27 Abr 2013.