Guia da Semana
Teatro
Por Juliana Andrade

In-Edit abre inscrição para documentários musicais

A 6ª edição do festival acontece entre os dias 1º e 11 de maio.

Festival de documentários musical abre inscrição (Divulgação)

O In-Edit, festival dedicado inteiramente ao documentário musical, abre inscrições para cineastas enviarem seus curtas ou longas até 16 de março.

+ Conheça os principais coletivos que atuam em São Paulo
+ Liga do Funk leva projeto social para as periferias de São Paulo

+ Casa do Povo, conheça um dos maiores símbolos culturais de SP

O festival nasceu em Barcelona, em 2003, e, em pouco tempo, alcançou um processo de internacionalização que se espalhou por outros países, entre eles Alemanha, Chile, Colômbia e Brasil. Em 2014, São Paulo recebe sua 6ª edição.

Em entrevista ao Guia da Semana, Marcelo Andrade, diretor artístico do festival, diz que o foco principal não é o gênero musical. “Isso não é um festival de música, não importa se você vem do sertanejo, do punk ou do que for. A gente olha para o filme.”

“Temos como filosofia que o filme tem que ser bom. Tem que ser relevante na parte cinematográfica ou que ele tenha alguma importância histórica”, explica o diretor, que também ressalta que as inscrições só estão abertas para produções nacionais, apesar do festival contar com uma série de filmes estrangeiros que participaram do In-Edit nas edições internacionais.

Segundo Marcelo, você pode se classificar “se você tem uma banda no seu bairro, uma câmera ou um telefone celular, e sabe contar a história de uma maneira gostosa, inteligente, utilizando uma linguagem cinematográfica bacana”. Vale lembrar que um dos principais critérios de avaliação é o foco na linguagem cinematográfica. “Acaba acontecendo que o pessoal usa muito a linguagem de TV e foge um pouco do cinema, por isso não é selecionado”, diz o diretor.

Para se inscrever é só acessar o site in-edit-brasil.com. Também fique ligado na agenda do Guia da Semana para saber a programação do festival.


Por Juliana Andrade

Atualizado em 14 Mar 2014.

Mais notícias

Espetáculos e lives de teatro da MITbr para acompanhar até o fim do mês de maio

Teatro

30 especiais de comédia para assistir no YouTube durante a quarentena

Teatro

Peças de teatro, musicais e shows de comédia imperdíveis em São Paulo em fevereiro de 2020

Teatro

Shopping Parque da Cidade promove peças de teatro infantil em janeiro e fevereiro de 2020

Teatro

9 peças de teatro e musicais em São Paulo para levar as crianças em dezembro de 2019

Teatro

Peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em dezembro de 2019

Teatro