Guia da Semana
Teatro
Por Redação Guia da Semana

Instrumentos musicais

Parece que guitarras, baterias e saxofones sempre existiram. Mas foi um longo caminho até eles chegarem onde estão hoje.

Tambores, guitarras, teclados, flautas... o paraíso dos músicos está na loja de instrumentos musicais (Getty Images)

A música é tão antiga quanto a humanidade. As primeiras batidas ritmadas surgiram quando nossos antepassados viviam em tribos e eram nômades. Bastões e a percussão corporal podem ser considerados os primeiros traços de algum tipo de melodia. E, desde esse começo, já era uma linguagem considerada universal: todos entendiam os tons e notas e tentavam reproduzir.

Mas ainda os instrumentos não existiam como tais – eram basicamente objetos do cotidiano aproveitados para fazer sons. Como a música foi adquirindo maior importância dentro da comunidade, houve a necessidade de se criar artefatos específicos que pudessem produzir sons mais elaborados. Seu uso principal era dentro de rituais religiosos, como forma de entrar em contato com as divindades.

Saber qual foi o primeiro instrumento musical ainda é motivo de polêmica: o posto é disputado pelo tambor e pela flauta. Ambos são fáceis de serem construídos: de troncos ocos de madeira que levavam, em uma ou ambas as extremidades, peles de animais, vieram a percussão; e de ossos ocos devidamente trabalhados, os instrumentos de sopro. Já as liras e harpas apareceram tempos depois, com o maior desenvolvimento dos processos de trabalho com a madeira. E não demorou muito para o alaúde, considerado um dos antecessores do violão, dar as caras.

Centenas de anos mais tarde, vieram os instrumentos que conhecemos hoje e atendem principalmente a categoria de música como arte e entretenimento. Hoje, guitarras, amplificadores, saxofones, baterias, baquetas e muitos outros acessórios estão disponíveis nas lojas especializadas pelo país. Elas atendem desde aqueles que começam a se aventurar na música quanto aos profissionais.

Para você, que também quer entrar no mundo da música, o Rock in Rir Trident selecionou algumas lojas para você adquirir seus instrumentos musicais. No Rio de Janeiro tem a Clave Nova; em Belo Horizonte, A Serenata; já para os paulistas, a rua Teodoro Sampaio, que é o paraíso dos músicos, tem dezenas de lojas, como a Play Tech; em Salvador, uma das opções é a loja Mídia Mil, com CDs e instrumentos; para quem está em Porto Alegre, procure pela Mil Sons, que, além de instrumentos, tem artigos para iluminação. Confira nossas dicas para fazer da sua festa ou da sua banda um grande sucesso! 


Atualizado em 10 Abr 2012.

Mais notícias

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

6 motivos para assistir à peça “Dogville”, com Mel Lisboa e Fábio Assunção

Teatro

Peças de teatro e musicais para assistir em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Teatro

16 musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2019

Teatro