Guia da Semana

Nos dias 27 e 28 de agosto, a cidade de São Paulo participa de um evento extremamente especial. Trata-se da Jornada do Patrimônio, iniciativa que surgiu em 2015, inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York (openhousenewyork), nos Estados Unidos.

Para quem ainda não conhece, o evento tem o intuito de divulgar e influenciar o interesse das pessoas pela cultura e também a valorizar os patrimônios da cidade, promovendo atividades de visitação a prédios históricos e museus, além de roteiros de memória, apresentações artísticas e uma série de palestras e oficinas.

A Jornada do Patrimônio também promove atividades voltadas para famílias e programação voltada para as crianças, como oficinas na Av. Paulista, visita à Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e o roteiro Escola mãe Achiropita - Praça Don Orione, que apresenta às crianças conceitos básicos de urbanidade, valores históricos e patrimoniais da memória da cidade, salientando questões ambientais relativas à geografia e à paisagem.

Entre as atividades de maior interesse durante o evento está a visitação, em muitos casos com monitoria, a locais históricos tombados ou reconhecidos como importantes para a memória afetiva da cidade, pertencentes ao poder público ou propriedades particulares.

Assim, para que você saiba mais a respeito e consiga se programar, listamos os destaques da programação. Para acessá-la completa e saber mais detalhes, clique aqui.

Museu Afro Brasil

No Museu Afro Brasil, localizado dentro do Parque Ibirapuera, os visitantes poderão participar de oficina que observa a área externa e as obras expostas no Museu, fazendo uma reflexão entre curadoria e arquitetura, com base nas formas do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o espaço museológico. Na ocasião, também será proposta a realização coletiva de um painel impresso em cores, após visita guiada nos espaços. Atividades são gratuitas e acontecem no dia 27 de agosto, a partir das 14h, com necessidade de inscrição prévia pelo e-mail [email protected]

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° - (11) 3320-8900 Leia mais

Casa das Rosas

A Casa das Rosas, casarão projetado pelo escritório técnico do arquiteto Ramos de Azevedo, realizará uma visita guiada no sábado e no domingo (27 e 28 de agosto), das 11h às 12h30, para apresentar a arquitetura e história do espaço. Inscrições a partir das 10h na recepção da Casa.

Avenida Paulista, 37 - (11) 3285-6986 Leia mais

Casa Guilherme de Almeida

O Museu-Casa realizará uma visita guiada especial na antiga residência do poeta Guilherme de Almeida, em Perdizes, conhecida como “Casa da Colina”, no dia 27 de agosto, às 14h. Os participantes também poderão conferir a paixão do escritor por São Paulo nos textos e acervo do poeta, descrita nos livros “Pela Cidade”, “Rua” e “Cosmópolis”, que revivem a São Paulo de diversas épocas.

Rua Macapá, 187 - (11) 3673-18831 Leia mais

Museu do Futebol

No domingo, 28 de agosto, o Museu do Futebol, localizado dentro do Estádio Pacaembu, fará, em parceria com o Museu da Cidade, visita educativa no bairro e dentro do museu. O encontro abordará a importância da região para o futebol e para a sociedade. A visita será realizada dentro de uma van, que percorrerá alguns marcos do bairro, das 11h às 12h30. Capacidade para até 15 pessoas e sujeita à disponibilidade de transporte.

Praça Charles Miller, s/nº - (11) 3664-3848 Leia mais

Catavento Cultural e Educacional

O espaço, que foi sede do Palácio das Indústrias e da Prefeitura do Município de São Paulo, e hoje abriga o Museu Catavento Cultural e Educacional, fica localizado na região central e realizará duas visitas monitoradas nos dias 27 e 28 de agosto, às 10h30. O público presente poderá conferir as mais de 250 instalações interativas do Museu, além das características arquitetônicas e históricas do edifício. Para participar é necessário retirar ingressos uma hora antes.

Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº - (11) 3315-0051 Leia mais

Museu de Arte Sacra

Localizado no bairro da Luz, que fica dentro do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, o Museu realizará uma série de palestras gratuitas com historiadores e pesquisadores sobre arte sacra. No dia 27 de agosto, às 14h, Thaís Thomaz Bovo falará sobre “Arte religiosa em São Paulo na primeira metade do Século XX”, às 15h30; no mesmo dia é a vez de Dalton Sala abordar a história e memórias do Mosteiro da Luz e o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Já no domingo, 28 de agosto, às 14h, Maria José Spiteri Tavolaro contará sobre os vestígios da arte sacra colonial na São Paulo contemporânea. Além disso, nos dias 27 e 28 de agosto, às 10h, o público poderá participar da visita ao edifício seguida de uma investigação fotográfica a partir de uma câmera fotográfica artesanal (pinhole) e levarão a imagem como recordação do passeio.

Avenida Tiradentes, 676 - (11) 3326-3336 Leia mais

Pinacoteca do Estado de São Paulo

No dia 27 de agosto, das 11h às 12h30, a Pinacoteca fará uma visita guiada no entorno do Museu com o professor e especialista em História Urbana da Universidade de São Paulo – USP, Paulo Marins. Participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia pelo e-mail [email protected]. O museu é um dos mais importantes do país, fica na Praça da Luz e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, em 1905, quando abrigou o colégio Liceu de Artes e Ofícios.

Praça da Luz, 2 - (11) 3335-4990 Leia mais

Memorial da Resistência

No Memorial da Resistência, que fica na região da Luz, e que durante o período da Ditadura Militar abrigou o Departamento Estadual de Ordem e Política Social (DEOPS), serão realizadas visitas mediadas. O objetivo é refletir sobre o controle, a repressão e a resistência no período republicano. No dia 27 de agosto, as visitas acontecem às 10h30, 13h30, 15h00 e 16h00. Já no dia 28 de agosto, às 10h30 e 14h30. Para participar basta realizar inscrição no local, com meia hora de antecedência.

Largo General Osório, 66 - (11) 3335-4990 Leia mais

Casarão Nhonhô Magalhães

No próximo dia 28 de agosto, em horários pré determinados, quatro grupos de 40 pessoas poderão sentir a atmosfera dos anos 30, do século 20, ao visitarem o palacete de Nhonhô Magalhães, um barão de café, tombado pelo Patrimônio Histórico, e que pertence ao Shopping Pátio Higienópolis. Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 25 de agosto, pelo telefone (11) 3289-2699, ou pelo email [email protected]. As visitas serão limitadas a quatro grupos de 40 pessoas para visitação em horários pré determinados (10h, 11h, 14h e 16h) no dia 28 de agosto. Cada grupo será formado por ordem de inscrição.

Roteiro – Os visitantes serão recebidos no jardim onde poderão ouvir um pouco da história do palacete. O grupo será então guiado pelo interior do casarão, passando pelo seu saguão principal, pelo andar superior e primeiro subsolo, com destaque para a área do teatro e belvedere; a saída será pelo jardim, com vista para a área Boulevard do Shopping Pátio Higienópolis. O percurso tem duração estimada de 45 minutos.

Av. Higienópolis, 758 Leia mais

Casa do Tatuapé

Construída no século 17, a Casa do Tatuapé é o imóvel mais antigo de toda a rede da casa históricas do museu da cidade. Sua atual situação urbana impede a compreensão das relações que a Casa do Tatuapé mantinha originalmente com a paisagem; a casa foi residência de imigrantes no início do século 20 e, alguns anos mais tarde, foi de uma tecelagem, o que acabou seu entorno como uma vila. As visitas serão guiadas e acontecem três vezes ao dia, tanto no sábado quanto no domingo, às 10, 13 e 15hs. Inscrições no local ou pelo email: [email protected].

O visitante poderá observar três vitrines cada uma contendo vestígios arqueológicos relacionados ao preparo da comida, ao trato do corpo e materiais relacionados à construção da casa.
O imóvel ficará aberto nos dois dias do evento das 9h às 17h.

Rua Guabiju, 49 - (11) 2296-4330 Leia mais

Beco do Pinto

O Beco do Pinto, localizado entre a Casa da Imagem e o Solar da Marquesa de Santos, era uma passagem utilizada na São Paulo Colonial para o trânsito de pessoas e animais entre a antiga rua do Carmo (atual rua Roberto Simonsen) a várzea do rio Tamanduateí. O beco foi criado no século 18 e foi dado como pagamento de dívidas ao Brigadeiro José Joaquim Pinto de Morais Leme, primeiro proprietário documentalmente comprovado. Lá, acontecem três visitas por dia, que serão atreladas ao Solar da Marquesa ou Casa da Imagem. Os interessados em ir em grupos devem fazer inscrição prévia no e-mail [email protected]. Será instalado um painel que acompanhará as vitrines com os antigos pisos do Beco. O imóvel ficará aberto das 9h às 17h.

Rua Roberto Simonsen, Leia mais

Teatro TUCA - PUC

Inaugurado em 1965, o teatro da PUC (Pontifícia Universidade Católica) sofreu dois incêndios em 1984, recuperado por projeto de Joaquim Guedes 1990. No dia 27, às 12h, haverá uma visita monitorada especial com o diretor do teatro, que acontecerá a cada duas horas. O local ficará aberto das 10h às 16h. No domingo, a primeira visita acontece às 11h30 e também segue acontecendo a cada duas horas. O local ficará aberto das 10h às 16h. O dia 27 também conta com palestras:
Às 10h – Caminhos e rotas culturais como instrumento para valorização do patrimônio cultural.
Às 10h30 – Perdizes: origem e preservação.

Rua Monte Alegre, 1024 - (11) 3670-8453 Leia mais

Biblioteca Mário de Andrade

Idealizado na gestão de Prestes Maia, o prédio da BMA foi construído com o intuito de ampliar o espaço do acervo original da biblioteca, localizado na rua 7 de Abril desde a sua fundação, em 1925. Projetada pelo arquiteto francês Jacques Pilon, a atual sede da BMA foi inaugurada em 1942 ainda como Biblioteca Municipal da Cidade de São Paulo, recebendo o nome do escritor Mário de Andrade nos anos 1960.
O imóvel estará aberto 24h durante a Jornada do Patrimônio. No sábado e no domingo, às 10h e 15h, acontecem visitas monitoradas. As inscrições devem ser feitas com dois dias de antecedência pelo telefone (11) 3775-0003.

Avenida São Luís, 235 - (11) 3256-5270 Leia mais

Casa de Vidro

Considerada ícone da arquitetura moderna, a Casa de Vidro foi residência do casal Lina Bo e P. M. Bardi por mais de 40 anos. Foi o primeiro projeto integralmente completo de Lina no Brasil. A Casa de Vidro, conhecida pelo grande uso deste material, ocupa uma área de cerca de 7 mil m². Há 26 anos abriga a sede do Instituto Bardi e reúne a coleção pessoal do casal, com objetivo de promover e divulgar este legado nas áreas de cultura, arquitetura, design e urbanismo. No sábado e domingo, as visitas guiadas acontecem das 10h às 16h. Inscrições são necessárias apenas para grupos acima de 30 pessoas pelo e-mail: [email protected].

Rua General Almério de Moura, 200 Leia mais

Casa do Grito

O Monumento à Independência e a Casa do Grito, ambos localizados no bairro do Ipiranga, retratam o contexto histórico do país nas primeiras décadas dos século 19, momento em que o país declarou-se independente de Portugal. O primeiro celebra o centenário da emancipação do Brasil que ocorreu em 1922, retratando episódios e personalidades vinculados ao processo da independência. A Casa do Grito é remanescente de técnicas construtivas do pau-a-pique e tem sua denominação associada ao quadro de Pedro Américo, intitulado “Independência ou Morte”, no qual é retratada uma casa com características semelhantes. O documento mais antigo referente a esse imóvel é datado de 1844 e consta dos autos do inventário de Guilherme Antonio de Moraes. As visitas guiadas acontecem no sábado e no domingo, às 10h, 13h e 15h.

EXPOSIÇÃO:
Duas vitrines irão complementar a exposição “História de uma casa de Pau-a pique”. Uma vitrine irá compor o momento de uma refeição com os objetos arqueológicos e a outra irá mostrar os objetos relacionados ao cotidiano. O imóvel ficará aberto para visitação nos dois dias do evento das 9h às 17h. Inscrições são necessárias apenas para grupos e devem ser feitas por e-mail: [email protected].

Parque da Independência, - (11) 6165-8000 Leia mais

Centro Cultural Banco do Brasil

Durante o evento será feita uma visita guiada no Centro Cultural Banco do Brasil para mostrar e discutir as soluções, histórico, possibilidades e limites de uma adaptação à acessibilidade de um edifício tombado. O evento é voltado para arquitetos, engenheiros e estudantes.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected]

PALESTRANTE - Sábado das 14hs às 16hs
Elisa Prado de Assis é mestre em Arquitetura e Urbanismos pela USP com o tema Acessibilidade nos bens culturais imóveis: possibilidades e limites nos museus e centros culturais, onde um dos três estudos de caso foi o Centro Cultural Banco do Brasil.

Rua Álvares Penteado, 112 - (11) 3113-3651 Leia mais

Mirante 9 de Julho

O objetivo do projeto é restaurar a memória do cidadão paulistano sobre o processo de urbanização sofrido pela cidade e contribuir com a renovação de todo este local de importância histórica. A palestra contará como foi o processo de desenvolvimento da primeira fase do projeto do Mirante, se aprofundando nos critérios sociais e urbanísticos utilizados na intervenção arquitetônica, e compartilhará as próximas etapas planejadas. Depois, será realizada uma visita guiada por todo o entorno dos chafarizes e fontes que completam o equipamento urbano do Mirante 9 de Julho. Fechando a atividade, os participantes serão convidados a compartilhar suas visões e opiniões sobre o processo e, através de uma atividade lúdica, desenhar junto com a equipe o futuro do Mirante. As inscrições devem ser feitas pelo link https://www.facebook.com/events/164603060634725/

PALESTRANTE - Ana Marta Ditolvo e Mila Strauss - sábado, das 11hs às 12h30 e das 13h30 às 15hs

Rua Carlos Comenale, s/n Leia mais

Por Nathália Tourais

Atualizado em 24 Ago 2016.