Guia da Semana
Teatro
Por Nathália Tourais

4 coisas que você precisa saber antes assistir à peça "Esperando Godot"

Espetáculo está em cartaz no Tucarena até dia 27 de novembro.

"Esperando Godot" está em cartaz no teatro Tucarena (Foto: Divulgação)

"Esperando Godot" é uma daquelas peças clássicas que mexem não apenas com nossa percepção perante à vida, mas que provocam nosso inconsciente de maneira arrebatadora. Escrita pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett em 1953, o clássico da literatura - e também do teatro - aborda questões filosóficas sobre a condição humana onde o tempo não existe senão como uma eternidade imóvel e morta, instigando-nos a refletir sobre o absurdo da existência a partir da vida social e do choque do homem consigo mesmo, percebendo o íntimo da perplexidade desse encontro. 

Em cartaz no Tucarena até dia 27 de novembro e com direção de Elias Andreato, a peça já teve dezenas de produções com diferentes enfoques e é sempre um sucesso. Assim, o Guia da Semana conta tudo o que você precisa saber antes de assisti-la. Confira:

SAMUEL BECKET 

Considerado um dos principais autores do século 20 e com obra traduzida para mais de 30 idiomas, Beckett nasceu numa família burguesa e protestante, graduou-se em literatura e estudou italiano e francês. Lecionou em Paris e na Irlanda e escreveu o estudo crítico "Proust", comentando a obra do grande escritor francês.

No início da Segunda Guerra Mundial, Beckett vinculou-se à Resistência Francesa, juntamente com sua esposa, Suzanne Deschevaux-Dusmenoil. Com "Esperando Godot", iniciou, ao mesmo tempo que Ionesco, o teatro do absurdo.



OBRA PÓS-GUERRA

A peça foi escrita no pós-guerra (1943-1953) e explora uma situação estática. O lugar é deserto, possui somente uma árvore ao centro. Lá, dois velhos vagabundos, Vladimir e Estragon, estão esperando Godot. Nada acontece e a atmosfera de vacuidade e monotonia não é alterada senão pela passagem de Pozzo e Lucky (respectivamente, senhor e escravo) que, ao saírem, fazem retornar o vazio. Para preencher o tempo, para enganar o tédio dos dias vazios e iguais, Vladimir e Estragon falam um com o outro mesmo sem ter o que dizer. Assim, travam brigas inúteis e refazem as mesmas perguntas, para assim preencherem o vazio da existência e para se darem, ao menos, a impressão de existirem.

 

TEATRO DO ABSURDO

Para quem não conhece, o teatro do absurdo é um movimento artístico-cultural, um gênero teatral, que surgiu no começo da década de 1950 na França e refere-se a temas absurdos, fora da realidade, com aspectos tragicômicos; quadros não necessariamente conectados; alternância entre elementos cômicos e imagens horríveis; personagens presos a situações sem solução, forçadas a executar ações repetitivas ou sem sentidos; diálogos cheios de clichês; jogo de palavras e nonsense; e paródias ou desligamento da realidade. 

Entre os nomes referência no assunto, estão Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Arthur Adamov, Harold Pinter, Fernando Arrebal, Jean Genet e Edward Albee. 

 

RELAÇÃO COM O MUNDO ATUAL 

Produzir um texto como " Esperando Godot", na velocidade do mundo de hoje, onde a ESPERA é a protagonista, é um grande desafio. Através de abordagens profundas, que passeiam entre assuntos psicológicos e filosóficos, podemos nos questionar sobre o tempo, sobre nossa atuação perante nossa própria vida e, sem dúvidas, sobre a relação que temos com as várias versões de nós mesmos. 

SERVIÇO 

Esperando Godot
OndeTUCARENA (Entrada pela Rua Bartira) Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
Telefone: 3670-8455
Temporada: De 9 de setembro a 27 de novembro. Sextas e Sábados às 21h / Domingos às 19h 
Ingresso: R$50(sexta) e R$60(sábados e domingos).
Vendas online: www.ingressorapido.com.br / Central de Vendas: 4003-1212


Por Nathália Tourais

Atualizado em 14 Out 2016.

Mais notícias

22 espetáculos de Stand Up Comedy imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

13 peças infantis imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

12 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

9 peças infantis imperdíveis em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

Mais de 20 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em agosto de 2019

Teatro