Guia da Semana
Teatro
Por Nathália Tourais

Musicais em São Paulo em 2016

Confira estreias incríveis que você não pode deixar de conferir.

Wicked fica em cartaz até dia 18 de dezembro (Divulgação)

Para a alegria dos amantes da arte, o ano de 2016 chegou cheio de novidades no cenário cultural. Entre exposições incríveis e peças de teatro super aguardadas, os musicais também ganham destaque entre os principais palcos da cidade de São Paulo.

Assim, para que você possa se programar e saber o que vem por aí, o Guia da Semana lista todos que você não pode perder. Confira:

WICKED 

Muito antes de Dorothy chegar (e do próprio ponto que conhecemos), duas outras garotas se conheceram na Terra de Oz. Elphaba, nascida com a pele de cor verde-esmeralda, é esperta, ardente e incompreendida. Glinda é belíssima, ambiciosa e muito popular. Essa megaprodução, que faz rir e chorar, traz à tona os segredos que levam Elphaba a se tornar uma bruxa “má” e Glinda a ganhar a simpatia dos habitantes da Cidade das Esmeraldas. Wicked, então, por meio de números e performances surpreendentes, mostra que toda história tem diversos pontos de vista e que ser diferente faz de você alguém único e extraordinário.

Temporada: De 4 de março a 18 de dezembro
Onde: Teatro Renault

GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA

Ghost conta a atemporal e forte história do jovem casal, Sam Wheat e Molly Jensen, muito apaixonados, que é interrompida por um assalto que resulta na morte de Sam. Preso neste plano, o espírito de Sam descobre a verdade por trás de seu assassinato e conclui que Molly está em perigo. Enquanto ele busca mais pistas e tenta proteger Molly, ele encontra a falsa vidente Oda Mae Brown. Embora ela tenha sido uma fraude por muitos anos, Sam descobre que ela realmente pode ouvi-lo e pede ajuda para que possa se comunicar com Molly através dela e, assim, alertá-la sobre os riscos que corre. 

Temporada: de 8 de Setembro a 11 de dezembro
Onde: Teatro Bradesco

FOREVER YOUNG

O musical trata de forma poética e bem-humorada, a velhice dos seis atores que representam a si mesmos no futuro, quase centenários. Apesar das dificuldades eles continuam cantando, se divertindo e amando.  O palco torna-se o retiro dos atores que vivem sob a supervisão de uma enfermeira e, juntos, retratam os problemas da “melhor idade” de forma leve e utilizando as canções que marcaram várias gerações.

Na ausência da enfermeira, estes os velhinhos se transformam, revelam suas verdadeiras personalidades e mostram o sonho ainda não acabou.

Temporada: de 4 de novembro a 18 de dezembro
Onde: Theatro Net

JACQUELINE

Na trama, uma genial violoncelista e sua irmã vivem uma relação intensa e profunda, quase simbiótica. Até que a música, os amores e uma irreversível tragédia se colocam entre elas, fazendo explodir rivalidades, ambições, as asperezas dos laços familiares e o choque entre talento e sobrevivência, vocação e destino.


Mais do que uma onipresente trilha sonora, o que se tem é um texto teatral construído com o rigor de uma partitura. As cenas evoluem de acordo com os quatro movimentos-chave da obra, enquanto a arquitetura interna das cenas também dialoga com as inflexões da obra de Edward Elgar e suas alternâncias de andamento, sonoridade e intensidade.

Por se tratar de um espetáculo cuja dramaturgia está intimamente ligada à música erudita, mas que ao mesmo tempo possui uma forte história como motor principal, Jacqueline é teatro para quem busca essencialmente teatro, mas é também obra pulsante para amantes da música clássica.

Temporada: até dia 29 de novembro
Onde: SESC Consolação

ESCRAVA ISAURA 

A clássica obra de Bernardo Guimarães deve ganhar adaptação para os palcos no segundo semestre de 2015. A peça será baseada no clássico romance brasileiro, que conta a história de Isaura, uma bela e jovem escrava branca, pura, e dotada de muitas qualidades. Por ter sido criada como filha na família em que servia, aprendeu a ler e escrever, a falar francês e italiano, dentre outras coisas. A montagem contará com profissionais brasileiros e americanos e apresentará uma trilha totalmente composta por músicas originais.

Temporada: A definir


Por Nathália Tourais

Atualizado em 30 Nov 2016.

Mais notícias

9 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em abril de 2019

Teatro

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

6 motivos para assistir à peça “Dogville”, com Mel Lisboa e Fábio Assunção

Teatro

Peças de teatro e musicais para assistir em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Teatro