Guia da Semana

As produções de teatro musical cresceram em número e qualidade nos últimos anos. Hoje, grandes peças da Broadway são montadas no país ao lado de musicais brasileiros mais modestos. O Guia da Semana te ajuda a se programar, destacando as principais produções em cartaz.

São Paulo

Foto: Divulgação

Elenco em cena de Mamma Mia!

A cidade conta com três grandes espaços que abrigam produções de alto orçamento que tocam desde o clássico Frank Sinatra até hits dançantes do ABBA para entreter a plateia. O Teatro Abril, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, é palco do musical Mamma Mia! que deve permanecer em cartaz até o final do ano. Nele, a história, que ficou conhecida por todos no cinema com Meryl Streep, é encenada por nomes como Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos, ícones do gênero no Brasil.

Diva dos argentinos, Evita está em cartaz no Teatro Alfa com direção de um dos nomes mais importantes do meio, Jorge Takla. No elenco, Paula Capovilla defende o papel que foi de Madonna na adaptação para os cinemas. E das telonas para os palcos, pela primeira vez em montagem teatral, New York, New York faz parte da programação do Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon, com Alessandra Maestrini e Juan Alba como protagonistas.

A produção Noël Rosa - o Poeta, o Músico, Cronista de uma Época retrata a vida do músico no Teatro Brigadeiro. O espetáculo conta com 12 atores e se destaca por entoar sucessos, como Com que Roupa?, Três Apitos, Palpite Infeliz, Conversa de Botequim, Fita Amarela e Pastorinhas.

Em julho, a remontagem de Hair, destaque na temporada carioca e dirigida pela dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho, chega à cidade em teatro ainda não divulgado. Logo depois, em agosto, o musical As Bruxas de Eastwick desembarca no Teatro Bradesco com direção da mesma dupla. Também este ano, Claudia Raia volta aos palcos em Cabaret. A produção está prometida para estrear em outubro no Teatro Procópio Ferreira, com direção de José Possi Neto e versões de Miguel Falabella.

Rio de Janeiro

Foto: Guido Melgar

Elenco em cena de Um Violinista no Telhado

Um Violinista no Telhado marca a estreia de José Mayer nos musicais e está em cartaz no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. O artista divide a cena com nomes de destaque no gênero, como Soraya Ravenle - sua esposa na trama. A montagem também é dirigida pela dupla Möeller e Botelho, considerada os reis do musical, já que, nos últimos anos, ela foi responsável por sucessos como A Noviça Rebelde, O Despertar da Primavera e o brasileiro 7 - O Musical, com músicas de Ed Motta.

O Teatro João Caetano, no centro da Cidade Maravilhosa, é palco da versão brasileira de Baby - O Musical com produção de Eduardo Bakr e Tadeu Aguiar, este também atua como um dos protagonistas, ao lado de Sylvia Massari. Ainda no elenco, Amanda Acosta - ex-Trem da Alegria e protagonista de My Fair Lady e Esta é a Nossa Canção -, André Dias e Sabrina Korgut - destaques em Avenida Q, e Olavo Cavalheiro - integrante da versão nacional do filme High School Musical. A trama enfoca a maternidade na vida de três casais em diferentes etapas da vida.

Se a sua vontade é dar boas risadas, além das canções, o espetáculo Stand-Up Musical, com Raul Veiga, é uma boa opção. Em cena, o ator mistura os dois gêneros e recebe nomes importantes dos musicais encenados no Rio como convidados. O show é híbrido, misturando fatos da vida de Raul com um pouco de ficção.

Ainda este ano, a cidade receberá Claudia Netto - que recentemente brilhou ao lado de Tuca Andrada na montagem de O Rei e Eu, dirigida por Jorge Takla - na pele de Judy Garland. A atriz já está mergulhada em informações sobre Garland para encarná-la no segundo semestre em outra produção de Möeller e Botelho.

Publicado em 25/05/2011.

Saiba mais sobre algumas produções:
Evita, O Musical
New York, New York
Noël Rosa - o Poeta, o Músico, Cronista de uma Época
Baby - O Musical

Atualizado em 1 Dez 2011.