Guia da Semana

O ano de 2013 foi excelente para os amantes de musicais. Durante os 12 meses do ano, os palcos brasileiros exibiram diversos espetáculos inéditos e consagrados, como O Rei Leão; Shrek, O Musical; Milton Nascimento - Nada Será como Antes - O Musical; Alô, Dolly; entre outras peças.

+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2014
+ Estreias no teatro em São Paulo

Para relembrar essas e outras grandes produções, o Guia da Semana selecionou os 10 melhores musicais de 2013. Confira:

A Madrinha Embriagada

Dirigida por Miguel Falabella, a comédia, que se passa na cidade de São Paulo dos anos 1920, é uma adaptação do texto original “The Drowsy Chaperone”, espetáculo mais premiado na Broadway em 2006. O texto conta a história de um fã de musicais, chamado o “Homem da Poltrona”, que aperta o play em um disco de um espetáculo chamado “A Madrinha Embriagada”, exibido em 1928, no Teatro São Pedro.

Crédito: Divulgação/Mr. Zieg

O repertório do disco conta a história da musa do teatro, Jane Valadão (Sara Sarres), que pretende deixar os palcos para se casar com o empresário Roberto Marcos (Frederico Reuter). Para isso, uma madrinha é contratada para cuidar da noiva antes do casamento. Jane, então, passa a ser acompanhada por sua madrinha embriagada (Stella Miranda).

Alô, Dolly

Baseado na peça The Matchmarker, de Michael Stewart, e no musical da Broadway Hello Dolly!, o musical Alô, Dolly conta a história de Horácio Vandergelder (Miguel Falabella), que pede ajuda à viúva casamenteira Dolly (Marília Pêra) para lhe arranjar uma esposa na cidade grande. Dolly, então, o apresenta a Irene Molloy (Alessandra Verney), mas inicia uma série de armações, quando decide que ela mesma deve conquistar o bom partido e ficar rica.


Billy Elliot, O Musical

Baseado no filme de mesmo nome, o musical Billy Elliot, O Musical conta a história de um garoto de 11 anos que é pobre e órfão de mãe. Em uma cidade pequena no Norte da Inglaterra – tendo como pano de fundo a histórica greve de mineiros em 1984 e 1985 – Billy Elliot, filho de um desses trabalhadores, descobre um extraordinário talento para a dança. Apesar do desejo do pai que ele seja boxeador, o menino contraria todas as convenções sociais para seguir seu sonho: ser bailarino.

Disney On Ice - Vamos Festejar!

Com participação de mais de 65 personagens da Disney, entre os clássicos e os contemporâneos, a apresentação celebra importantes datas comemorativas ao redor do mundo. O enredo original transporta o espectador por cenas emocionantes, incluindo um Baile Real do Dia dos Namorados com as Princesas da Disney; o Mardi Gras com a princesa Tiana; Um Bom Desaniversário com Alice e o Chapeleiro Maluco; o assustador Halloween de Jack com os vilões da Disney; e um Luau Havaiano com Lilo e Stitch.

Milton Nascimento - Nada Será como Antes - O Musical

Milton Nascimento - Nada Será Como Antes conta detalhes sobre a obra que o cantor e compositor Milton Nascimento produziu ao longo dos últimos 50 anos. Criada e dirigida pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, a produção conta com canções marcantes da vida do artista, como "Maria Maria" e "Coração de Estudante".

O Mágico de Oz

A montagem é baseada na única adaptação autorizada para o teatro, feita pela Royal Shakespeare Company, seguindo praticamente todo o roteiro do filme, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora e Canção Original (‘Over the Rainbow’). A dupla Möeller & Botelho teve total liberdade para realizar a adaptação da obra. Além de pensar em uma concepção mais adulta para o espetáculo, eles incluíram um número (‘Jitterbug’), cortado do longa, e o Mágico (vivido por Miéle) ganhou uma canção inédita, com letra de Botelho sobre música de Harold Arlen.

O Rei Leão

Eleito em 2012 a maior bilheteria da história da Broadway, com arrecadação de US$853,8 milhões desde sua primeira apresentação, a produção conta a história de Simba, filho de Mufasa, que passa por diversas aventuras e experiências de vida. A produção apresenta Osvaldo Mil no papel de “Scar”, César Mello é “Mufasa”, Phindile Mkhize é “Rafiki”, Claudio Galvan é “Zazu”, Marcelo Klabin é “Pumba”,Ronaldo Reis é “Timão”, Tiago Barbosa é “Simba”, Josi Lopes é “Nala”, Jorge Neto é “Banzai”, Juliana Peppi é “Shenzi”, e Felippe Morais é “Ed”.

Crédito: Divulgação/Joao Caldas

Rock In Rio

O espetáculo conta uma história fictícia e lúdica, sem localização geográfica ou temporal, que acompanha a trajetória de Sofia e Alef. Enquanto a filha do organizador do maior festival de rock do mundo não suporta ouvir música, o rapaz mudo só se expressa justamente por ela. A peça é embalada por 50 sucessos que marcaram as edições do Rock in Rio no Brasil nos anos de 1985, 1991, 2001 e 2011 e tenta mostrar quais são as emoções e transformações que a música é capaz de provocar nas pessoas.

Shrek, o Musical

A superprodução, que fez sucesso na Broadway e Londres, conta a história do ogro que foi expulso de casa aos sete anos e vive isolado num pântano na floresta do reino "Tão Tão Distante". Mesmo sendo um pouco assustador, o ogro deixa seus sentimentos falarem mais alto ao se apaixonar pela princesa Fiona.

Thriller Live Brasil Tour

Celebrando mais de 40 anos de sucesso o rei do pop, Thriller Live transporta o público para as várias fases da carreira de Michael Jackson - desde os tempos de The Jackson 5 - ao som de hits como Thriller, ABC, Beat It, Billie Jean, Bad, Dangerous, Black and White. Para representar o astro na época do The Jackson 5, uma criança brasileira foi eleita em audição especial.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 19 Dez 2013.