Guia da Semana
Teatro
Por Anna Thereza de Almeida

Os melhores musicais de 2013

O Guia da Semana elegeu os 10 melhores musicais que passaram pelos teatros brasileiros.

Miguel Falabella e Marília Pêra são as grandes estrelas do musical Alô, Dolly! (Divulgação/Facebook)

O ano de 2013 foi excelente para os amantes de musicais. Durante os 12 meses do ano, os palcos brasileiros exibiram diversos espetáculos inéditos e consagrados, como O Rei Leão; Shrek, O Musical; Milton Nascimento - Nada Será como Antes - O Musical; Alô, Dolly; entre outras peças.

Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2014 
Estreias no teatro em São Paulo

Para relembrar essas e outras grandes produções, o Guia da Semana selecionou os 10 melhores musicais de 2013. Confira:

A Madrinha Embriagada

Dirigida por Miguel Falabella, a comédia, que se passa na cidade de São Paulo dos anos 1920, é uma adaptação do texto original “The Drowsy Chaperone”, espetáculo mais premiado na Broadway em 2006. O texto conta a história de um fã de musicais, chamado o “Homem da Poltrona”, que aperta o play em um disco de um espetáculo chamado “A Madrinha Embriagada”, exibido em 1928, no Teatro São Pedro. 

Crédito: Divulgação/Mr. Zieg

O repertório do disco conta a história da musa do teatro, Jane Valadão (Sara Sarres), que pretende deixar os palcos para se casar com o empresário Roberto Marcos (Frederico Reuter). Para isso, uma madrinha é contratada para cuidar da noiva antes do casamento. Jane, então, passa a ser acompanhada por sua madrinha embriagada (Stella Miranda).

Alô, Dolly

Baseado na peça The Matchmarker, de Michael Stewart, e no musical da Broadway Hello Dolly!, o musical Alô, Dolly conta a história de Horácio Vandergelder (Miguel Falabella), que pede ajuda à viúva casamenteira Dolly (Marília Pêra) para lhe arranjar uma esposa na cidade grande. Dolly, então, o apresenta a Irene Molloy (Alessandra Verney), mas inicia uma série de armações, quando decide que ela mesma deve conquistar o bom partido e ficar rica.


Billy Elliot, O Musical

Baseado no filme de mesmo nome, o musical Billy Elliot, O Musical conta a história de um garoto de 11 anos que é pobre e órfão de mãe. Em uma cidade pequena no Norte da Inglaterra – tendo como pano de fundo a histórica greve de mineiros em 1984 e 1985 – Billy Elliot, filho de um desses trabalhadores, descobre um extraordinário talento para a dança. Apesar do desejo do pai que ele seja boxeador, o menino contraria todas as convenções sociais para seguir seu sonho: ser bailarino.

Disney On Ice - Vamos Festejar!

Com participação de mais de 65 personagens da Disney, entre os clássicos e os contemporâneos, a apresentação celebra importantes datas comemorativas ao redor do mundo. O enredo original transporta o espectador por cenas emocionantes, incluindo um Baile Real do Dia dos Namorados com as Princesas da Disney; o Mardi Gras com a princesa Tiana; Um Bom Desaniversário com Alice e o Chapeleiro Maluco; o assustador Halloween de Jack com os vilões da Disney; e um Luau Havaiano com Lilo e Stitch.

Milton Nascimento - Nada Será como Antes - O Musical

Milton Nascimento - Nada Será Como Antes conta detalhes sobre a obra que o cantor e compositor Milton Nascimento produziu ao longo dos últimos 50 anos. Criada e dirigida pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, a produção conta com canções marcantes da vida do artista, como "Maria Maria" e "Coração de Estudante". 

O Mágico de Oz

A montagem é baseada na única adaptação autorizada para o teatro, feita pela Royal Shakespeare Company, seguindo praticamente todo o roteiro do filme, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora e Canção Original (‘Over the Rainbow’). A dupla Möeller & Botelho teve total liberdade para realizar a adaptação da obra. Além de pensar em uma concepção mais adulta para o espetáculo, eles incluíram um número (‘Jitterbug’), cortado do longa, e o Mágico (vivido por Miéle) ganhou uma canção inédita, com letra de Botelho sobre música de Harold Arlen.

O Rei Leão

Eleito em 2012 a maior bilheteria da história da Broadway, com arrecadação de US$853,8 milhões desde sua primeira apresentação, a produção conta a história de Simba, filho de Mufasa, que passa por diversas aventuras e experiências de vida. A produção apresenta Osvaldo Mil no papel de “Scar”, César Mello é “Mufasa”, Phindile Mkhize é “Rafiki”, Claudio Galvan é “Zazu”, Marcelo Klabin é “Pumba”,Ronaldo Reis é “Timão”, Tiago Barbosa é “Simba”, Josi Lopes é “Nala”, Jorge Neto é “Banzai”, Juliana Peppi é “Shenzi”, e Felippe Morais é “Ed”.

Crédito: Divulgação/Joao Caldas

Rock In Rio

O espetáculo conta uma história fictícia e lúdica, sem localização geográfica ou temporal, que acompanha a trajetória de Sofia e Alef. Enquanto a filha do organizador do maior festival de rock do mundo não suporta ouvir música, o rapaz mudo só se expressa justamente por ela. A peça é embalada por 50 sucessos que marcaram as edições do Rock in Rio no Brasil nos anos de 1985, 1991, 2001 e 2011 e tenta mostrar quais são as emoções e transformações que a música é capaz de provocar nas pessoas.

Shrek, o Musical

A superprodução, que fez sucesso na Broadway e Londres, conta a história do ogro que foi expulso de casa aos sete anos e vive isolado num pântano na floresta do reino "Tão Tão Distante". Mesmo sendo um pouco assustador, o ogro deixa seus sentimentos falarem mais alto ao se apaixonar pela princesa Fiona.

Thriller Live Brasil Tour

Celebrando mais de 40 anos de sucesso o rei do pop, Thriller Live transporta o público para as várias fases da carreira de Michael Jackson - desde os tempos de The Jackson 5 - ao som de hits como Thriller, ABC, Beat It, Billie Jean, Bad, Dangerous, Black and White. Para representar o astro na época do The Jackson 5, uma criança brasileira foi eleita em audição especial. 


Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 19 Dez 2013.

Mais notícias

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

6 motivos para assistir à peça “Dogville”, com Mel Lisboa e Fábio Assunção

Teatro

Peças de teatro e musicais para assistir em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Teatro

16 musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2019

Teatro